RAÍZES EMANCIPATÓRIAS DA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.33081/formacao.v26i48.5797Abstract
Como atividade especificamente humana a educação contribui para manter ou alterar a concepção de mundo, de vida e de ser humano. Para debater as raízes emancipatórias da educação este texto reuniu as contribuições de Brandão (1991), Freire (2009) e Caldart (2004) como forma de ampliar a compreensão sobre três concepções de educação. A primeira concebe a educação como uma rede de trocas de saber que não depende e nem está adstrita a nenhum modelo de ensino formal. A segunda demonstra que a finalidade última e fundamental da educação consiste num ato de coragem para discutir a vida, onde o ser humano permanece num movimento de busca constante de si. Por fim, ela é concebida como processo de formação de novos sujeitos sociais aos quais almejam construir uma estratégia que rompa o controle e o domínio exercido pelo capital. Conclui-se que a educação é tarefa inconclusa e atinge todas as dimensões da pessoa humana na perspectiva sempre de sua emancipação.Downloads
References
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