PARÂMETROS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA CRÍTICA DIALÉTICO-FENOMENOLÓGICA DA PAISAGEM CONTEMPORÂNEA
DOI:
https://doi.org/10.33081/formacao.v2i14.642Abstract
Pretende-se, neste artigo, estabelecer, preliminarmente, parâmetros para a construção de uma abordagem crítica, a um só tempo dialética e fenomenológica, do conceito de paisagem e sua operacionalização no ensino e na pesquisa de Geografia na contemporaneidade. Partindo-se do sistema conceitual de Milton Santos, discute-se também as idéias de Edmund Husserl, Maurice Merleau-Ponty e Jean-Paul Sartre, para fundamentar a construção de uma crítica dialético-fenomenológica da paisagem contemporânea, partindo-se do pressuposto de base de que dialética e fenomenologia não se excluem no trabalho de campo em Geografia. Enquanto métodos podem funcionar como estratégias complementares,buscando-se sempre a construção da síntese sujeito-objeto, própria ao ato de conhecer, ora utilizando-se da história enquanto categoria de análise, ora buscando-se intencionalmente abstrair a historicidade dos fenômenos, visando à explicitação de sua “essência”. A proposta metodológica é abordada também a partir da análise de exemplos emblemáticos de paisagens urbanas na cidade contemporânea.
Downloads
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Os artigos submetidos a revista Formação Online estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de Licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0. Todos os direitos reservados. A reprodução integral e/ou parcial da revista é permitida somente se citada a fonte. A divulgação dos trabalhos em meio digital e impresso é permitida, desde que a comissão de publicação autorize formalmente, sendo vedada a comercialização dos dados e informações a terceiros. O conteúdo dos artigos é de inteira responsabilidade dos seus autores, sendo que a revista se isenta de qualquer responsabilidade relacionada aos mesmos. Esta é uma revista de caráter científico e está sujeita a regras e ao domínio da Universidade Estadual Paulista.