COOPERLIX: HISTÓRIA E IMPLANTAÇÃO.
DOI:
https://doi.org/10.33081/formacao.v1i14.690Abstract
O referente trabalho surge de uma pesquisa de mestrado na qual se objetivou avaliar os resultados do projeto de políticas públicas “Educação Ambiental e gerenciamento integrado dos resíduos sólidos em Presidente Prudente-SP: desenvolvimento de metodologias para coleta seletiva, beneficiamento do lixo e organização do trabalho”, que teve início em 2001 e término em 2005, realizado em parceria pela Faculdade de Ciências e Tecnologias/Unesp, Prefeitura Municipal de Presidente Prudente, Companhia Prudentina de Desenvolvimento e outras instituições públicas e privadas, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Realizou-se diagnósticos dos impactos na educação da comunidade e na coleta seletiva de resíduos recicláveis e reutilizáveis no Conjunto Habitacional Ana Jacinta, onde vivem cerca de 20.000 pessoas, na perspectiva de contribuir com o debate teórico-metodológico de como efetivar ações de educação ambiental e coleta seletiva enfatizando o papel educativo da Escola Estadual Francisco Pessoa. Os procedimentos metodológicos contam com o acompanhamento das ações do projeto de políticas públicas, coleta seletiva no bairro; análise dos tipos e composição dos resíduos coletados; e entrevistas com a população do bairro para identificar sua participação e obter parâmetros que pudessem nortear ações para expansão da coleta no município. Os resultados trouxeram no desenvolvimento das ações, debates que permitiram reflexões acerca do tema e dos benefícios trazidos pelo programa de coleta seletiva implantado na cidade.
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