AS CULTURAS JUVENIS E A ESCOLA: a relação entre a Batalha do Vale e a educação dos jovens de Presidente Prudente
DOI:
https://doi.org/10.33081/formacao.v30i57.9021Abstract
O presente artigo busca relacionar os saberes que são acionados na vida dos jovens em espaços não formais de educação, fora da escola, com os conteúdos que a escola se propõe a ensinar, bem como analisar a relação da escola com a realidade vivida dos alunos. Foram abordados jovens que estão envolvidos em coletivos juvenis, especialmente o Hip Hop, através do Coletivo Batalha do Vale, em Presidente Prudente. Também foram abordados profissionais da educação que pudessem nos dar uma visão a respeito da relação da escola com alunos-jovens. A construção deste texto é baseada nas pesquisas dos autores, que abordaram o tema a partir de duas entradas diferentes: da cultura juvenil para a escola e da escola para a cultura juvenil. Tratamos então dos impasses e dificuldades que a instituição escolar tem de dialogar com os jovens contemporâneos, fazendo-o com que se engajem nos estudos dos conteúdos, mostrando então como o Hip Hop pode ser uma estratégia para essa aproximação.
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