EaD acerca da regularização fundiária urbana durante a Pandemia do Covid-19 e contribuições para a política pública
DOI:
https://doi.org/10.33081/31e024005Abstract
A modalidade de ensino à distância (EaD) possibilita profissionalizar e capacitar os mais diferentes públicos em lugares e tempos distintos, por meio dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) e dos mecanismos de interação que eles proporcionam, configurando-se como uma alternativa de instrumentalização de atores envolvidos em políticas públicas, incluindo a Regularização Fundiária Urbana, que é uma demanda urgente das cidades brasileiras. Neste sentido, o presente trabalho objetiva analisar a oferta das duas primeiras turmas do curso EaD de Regularização Fundiária Urbana, construído e oferecido pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) em parceria com a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), durante a pandemia da COVID-19, e as possíveis contribuições destes para a efetivação de políticas públicas. Identificou-se que os cursos tiverem conteúdo exclusivo escrito e audiovisual, contaram com tutoria especializada em regularização fundiária urbana, suporte operacional e metodologias de articulação variadas. Desse modo, possibilitaram conhecimento e qualificação técnica de qualidade para os cursistas a partir dos conceitos e minúcias envolvidas no processo de Reurb, que podem ser aplicadas nas mais diferentes realidades das regiões brasileiras, colaborando para a diminuição gradual do déficit habitacional e dos componentes da inadequação das moradias por todo o território.
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