PADRÕES SOCIOECONOMICOS E CENTRALIDADE URBANA: CATUAÍ SHOPPING CENTER E ZONA NORTE DE LONDRINA
DOI:
https://doi.org/10.33081/formacao.v2i10.1010Resumen
Este artigo tem por objetivo principal a análise do processo daredefinição da centralidade na/da cidade de Londrina-PR, com intuito de explicitar a segmentação do espaço urbano, que apresenta um considerável nível de fragmentação. Para tanto, apresenta-se um estudo sobre os processos de descentralização e de (re)centralização dispersa, para o qual, foram escolhidas
duas áreas centrais de Londrina, que se diferem em relação à camada social a que atendem e quanto à sua escala de atração de consumidores. Estudamos o Catuaí Shopping Center, que expressa uma centralidade de escala interurbana, que atrai população de camadas sociais mais abastadas e a Zona Norte, que é constituída de conjuntos habitacionais populares, construídos nos anos de 1970, possuindo uma população de aproximadamente 100.000 habitantes, apresentando uma concentração de estabelecimentos comerciais e prestadores
de serviços, bastante elevada, atendendo à população local. Portanto, este estudo realiza uma análise comparativa entre estas duas áreas centrais, avaliando seus graus de centralidade e seus padrões socioespaciais.
Descargas
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os artigos submetidos a revista Formação Online estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de Licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0. Todos os direitos reservados. A reprodução integral e/ou parcial da revista é permitida somente se citada a fonte. A divulgação dos trabalhos em meio digital e impresso é permitida, desde que a comissão de publicação autorize formalmente, sendo vedada a comercialização dos dados e informações a terceiros. O conteúdo dos artigos é de inteira responsabilidade dos seus autores, sendo que a revista se isenta de qualquer responsabilidade relacionada aos mesmos. Esta é uma revista de caráter científico e está sujeita a regras e ao domínio da Universidade Estadual Paulista.