A relação rede-território para compreender a organização socioespacial do transporte coletivo urbano de Barreiras (BA)
DOI:
https://doi.org/10.33081/formacao.v2i22.3378Resumen
Este trabalho objetivou compreender a organização socioespacial da rede de transporte coletivo no território urbano de Barreiras, com base na lógica da circulação das linhas dos ônibus e nas funções dos agentes sociais envolvidos: empresa, prefeitura e usuários. Questionou-se o poder público e empresa a respeito do planejamento de criação das linhas urbanas e o nível de satisfação dos usuários no que se referiu à oferta do serviço de ônibus. Sob o ponto de vista metodológico empírico, a rede foi analisada conforme proposta apresentada por Corrêa (2012), com ênfase em suas dimensões organizacional e espacial e o seu mapeamento explanou os espaços abrangidos pelas linhas, permitindo identificar os lugares de maior hierarquia e de não articulação entre as mesmas. A rede se resultou das estruturas e relações sociais voltadas ao acesso exclusivo à região central da cidade, não promovendo integrações distributivas no interior do território urbano, consequente da sua racionalidade.
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