OS MÉTODOS E AS CIÊNCIAS

Autores/as

  • Antonio Bernardes Universidade Federal Fluminense (UFF), Instituto de Educação de Angra dos Reis (IEAR), campus de Angra dos Reis, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.33081/formacao.v25i45.5505

Resumen

Principia-se essa discussão pela abordagem de algumas concepções filosóficas do que é o conhecimento em direção ao que é o conhecimento científico. Pela emergência da lógica da doutrina positivista, que corresponde com a institucionalização das Ciências Modernas, é abordada a cisão entre o conhecimento científico e o filosófico e, posteriormente, como pelo desenvolvimento científico e tecnológico pode haver a reaproximação entre eles. Considerando o método como um dos elementos nevrálgicos da relação entre as Ciências e a Filosofia, há a interpretação das influências filosóficas nas Ciências considerando os métodos como instrumentos intelectuais, salientando os principais elementos que os constituem e os seus diferentes tipos. Já nas considerações que findam essa discussão, se propõe uma abordagem a partir da Ontologia hermenêutica de Gadamer (1997) para a interpretação das influências dos métodos filosóficos nas Ciências, destacando a situação do pensador e pesquisador nesse processo.

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Biografía del autor/a

Antonio Bernardes, Universidade Federal Fluminense (UFF), Instituto de Educação de Angra dos Reis (IEAR), campus de Angra dos Reis, Brasil

Professor do Programa de Pós-graduação em Geografia (mestrado), Campos dos Goytacazes-RJ, e do Departamento de Geografia e Politicas Publicas, Angra dos Reis-RJ, da Universidade Federal Fluminense (UFF). Graduação, Doutorado e estágio Pós-doutoral em Geografia pela UNESP, campus de Presidente Prudente-SP. Com experiência na área de Geografia Humana, com ênfase em Epistemologia, Metodologia e Ontologia em Geografia. Há interesse nas áreas de Geografia Humanista, Geografia Cultural e Geografia Urbana.

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Publicado

2018-09-29

Cómo citar

Bernardes, A. (2018). OS MÉTODOS E AS CIÊNCIAS. Formação (Online), 25(45). https://doi.org/10.33081/formacao.v25i45.5505

Número

Sección

Artigos