GLOBALIZAÇÃO E CRISE DA EDUCAÇÃO: NOTAS PARA UMA AÇÃO ÉTICA NA ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.33081/formacao.v1i16.869Resumen
Este artigo debate os principais aspectos da globalização econômica neoliberal. Procura, sobretudo, relacioná-los com os elementos que caracterizam a crise da modernidade, civilizacional ou ocidental. Para tanto, ele enfatiza o processo do surgimento e evolução das chamadas revoluções tecnológicas. No contexto da sociedade global, ele procura analisar a escola, o ambiente escolar e a legislação educacional no Brasil. Enfim, ele analisa também o processo educacional da modernidade que acaba refletindo as mesmas contradições, incongruências e discrepâncias oriundas da crise do modelo liberal-conservador. Por fim, este texto indaga sobre a ética, e a nova postura que educadores/educandos devem assumir diante da crise educacional. Ele conclui, afirmando que a inserção dos temas transversais, no currículo escolar pode servir de importante instrumento, a ser utilizado por educadores(as), no sentido da construção de um modelo educacional, que rompa com a irracionalidade do racionalismo.
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