UMA ANÁLISE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO DO CAMPO A PARTIR DO MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO

Auteurs

  • Gerson Jonas Schirmer UFSM
  • Marisa Dal Ongaro UFSM
  • Ane Carine Meurer UFSM

DOI :

https://doi.org/10.33081/formacao.v25i44.4156

Résumé

Este trabalho visa apresentar algumas reflexões acerca da Educação Ambiental, em união ao aporte teórico da educação do campo sob a ótica do materialismo histórico-dialético. Para tanto, buscou-se refletir a respeito da importância da educação do campo, relacionando-a com a inserção da temática ambiental no processo de ensino-aprendizagem. A partir das reflexões teóricas realizadas concluiu-se que para que se tenha a formação de cidadãos críticos e responsáveis, empenhados numa real transformação social, do local-global-local, faz-se necessário a valorização do espaço onde estes vivem, respeitando os modos de vida de cada sujeito. Nesse contexto torna-se cada vez mais imprescindível se compreender a natureza enquanto totalidade, por meio da indissociabilidade ente o ser humano e a própria natureza em uma relação de dependência. Outro aspecto relevante é qualificar a formação especializada dos docentes que irão atuar nas escolas do campo, buscando realizar a reflexão sobre o contexto histórico-social e ambiental que vivem os educandos

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Gerson Jonas Schirmer, UFSM

Doutor em Geografia no Programa de Pós-Raduação em geografia da UFSM. Atualmente professor da UFSM, Campus Avançado Cachoeira do Sul

Marisa Dal Ongaro, UFSM

Mestranda em Geografia da Universidade Federal de Santa Maria.

Ane Carine Meurer, UFSM

Profª Dr. do curso de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Maria.

Téléchargements

Publiée

2018-05-22

Comment citer

Schirmer, G. J., Dal Ongaro, M., & Meurer, A. C. (2018). UMA ANÁLISE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO DO CAMPO A PARTIR DO MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO. Formação (Online), 25(44). https://doi.org/10.33081/formacao.v25i44.4156

Numéro

Rubrique

Artigos