O LEGADO INDÍGENA DO MUNICÍPIO IEPÊ: PROTEÇÃO, DIVULGAÇÃO E GESTÃO DE SEUS SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS

Auteurs

  • Lisandra Hernández Montardy FCT/UNESP
  • Neide Barroca Faccio FCT/UNESP

DOI :

https://doi.org/10.33081/formacao.v26i48.5979

Résumé

O presente artigo diz respeito ao legado indígena do Município de Iepê, considerando os processos de proteção, divulgação e gestão de seus sítios arqueológicos, assim como a criação do Museu de Arqueologia de Iepê, como expressão do interesse da população local e da Prefeitura Municipal de Iepê, de ampliar o respeito por esse patrimônio, por meio de seu conhecimento e valorização. Nesse mesmo artigo, abordam-se as ações de educação patrimonial desenvolvidas no município, no marco dos projetos de extensão universitária da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Campus de Presidente Prudente: “Museu/Universidade: a extroversão do conhecimento” e “A Pré-História contada por meio dos Objetos”, refletindo sobre a importância do programa de educação patrimonial efetuado nesse contexto, e seu enfoque na sensibilização de estudantes e professores no âmbito escolar do Ensino Fundamental e Médio, com as riquezas arqueológicas e a memória indígena do Oeste Paulista, promovendo a popularização desses conhecimentos como parte do fortalecimento dos sentimentos de identidade da população da região.

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Lisandra Hernández Montardy, FCT/UNESP

Mestranda em Geografia da Universidade Estadual Paulista de Mesquita Júlio de Filho, da Faculdade de Ciência e Tecnologia, Campus de Presidente Prudente (Conceito Capes 7), na linha de pesquisa "Análise e Gestão Ambiental", sob a orientação da Profa. Dra. Neide Barrocá Faccio. Membro do Laboratório de Arqueológia Guarani e Estudos da Paisagem, da FCT/UNESP e GADIS (Gestão Ambiental e Dinâmica Socioespacial). Trabalhou na Direção Provincial da Cultura de Cienfuegos, Cuba, como Especialista de Cuadros e como Chefe do Departamento de Programas Culturais e Pesquisa, ligado ao Programa de Desenvolvimento Cultural. Atuou em diferentes projetos comunitários na província. Atuou como Secretária de Ensino e foi estagiária no Centro Provincial de Cultura Cienfuegos, Cuba, onde teve vínculo empregatício como docente e pesquisadora de trabalho comunitário e programação cultural. Possui graduação em Licenciatura em Estudos Socioculturais pela Universidade de Cienfuegos Carlos Rafael Rodríguez (Cuba), onde obteve o título Gold (melhor histórico escolar, 2012).

Neide Barroca Faccio, FCT/UNESP

Professora adjunta do Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (FCT/UNESP), ministrando na graduação as disciplinas Patrimônio Cultural, Antropologia Cultural e Medodologia de Pesquisa para os cursos de Geografia e Arquitetura. Na pós-graduação da Geografia ministra a disciplina “Patrimônio e Paisagem”, desde de 2014 e na Pós graduação em Arqueologia do MAE/USP ministra a disciplina "Arqueologia Guarani do Baixo Paranapanema”, desde 2008. Coordenadora do Grupo de Pesquisa “Patrimônio Cultural”. Coordenadora do Projeto de Políticas Públicas - FAPESP [Processo 51996-5], intitulado “Os Guarani Mbya e as Políticas Públicas de Educação Escolar Indígena: elaboração de materiais pedagógicos como espaço privilegiado de produção de conhecimentos e criação de novas propostas sobre educação escolar entre os Guarani”. Coordenadora do Laboratório de Arqueologia Guarani da FCT/UNESP, a partir de 2007. Coordenadora do Museu de Arqueologia Regional da FCT/UNESP, a partir de 2016. Curadora do Museu de Arqueologia de Iepê, SP, a partir de 2000. Representante da UNESP no Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (CONDEPHAAT), 2008/2009 e 2017/2018. Presidente do Comitê de Atividades Museológicas da UNESP (CAM), a partir de 2013. Presidente da Rede Pró-Índio da UNESP, a partir de 2015. Representante da UNESP no Conselho de Orientação do Sistema Estadual de Museus de São Paulo (COSISEM), 2015/2018, na área de museologia. Orientou 127 trabalhos de extensão na área de educação patrimonial/paisagem e o dois docentes em tempo integral.

Références

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Publiée

2019-08-23

Comment citer

Hernández Montardy, L., & Barroca Faccio, N. (2019). O LEGADO INDÍGENA DO MUNICÍPIO IEPÊ: PROTEÇÃO, DIVULGAÇÃO E GESTÃO DE SEUS SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS. Formação (Online), 26(48). https://doi.org/10.33081/formacao.v26i48.5979

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