SURGIMENTO E EXPANSÃO DAS LOJAS DE DEPARTAMENTOS: DO AUGE NOS SÉCULOS XIX E XX A SUA REESTRUTURAÇÃO NO PERÍODO CONTEMPORÂNEO

Auteurs

  • Flaviane Ramos dos Santos UNESP

DOI :

https://doi.org/10.33081/formacao.v27i50.6005

Résumé

As lojas de departamentos surgiram no século XIX como importantes espaços de consumo que contribuíram tanto para a disseminação da moda quanto para a democratização do consumo, assim como foram responsáveis por promover mudanças importantes nos padrões de comercialização. Levando em consideração estes aspectos, o presente artigo tem como objetivo apresentar um retrospecto histórico do surgimento e expansão das lojas de departamentos no Brasil e no mundo, mostrando como ocorreu sua expansão e desenvolvimento, bem como, no caso brasileiro, as estratégias de sobrevivência, adaptação e reestruturação no período contemporâneo frente a forte concorrência com os novos espaços de consumo, sobretudo shoppings centers. Além disso, destacamos alguns dos motivos que justificam as diferenças significativas entre estes espaços comerciais no Brasil e seus congêneres europeus e norte-americanos, com destaque para os fatores histórico-culturais e temporais. Além disso, as mudanças nos hábitos de consumo e nas formas comerciais em decorrência da intensificação do processo de urbanização e da modernização tecnológica dos meios de comunicação e de transporte levaram ao surgimento de novas formas comerciais, assim como a abertura econômica nos anos 1990 e entrada de grandes grupos varejistas do exterior promoveu o acirramento da concorrência no setor. Com isso, contínuos esforços de atualização e adaptação frente a essas mudanças se fizeram necessários, tanto por parte dos varejistas como dos consumidores.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Flaviane Ramos dos Santos, UNESP

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Geografia na FCT/UNESP.

Téléchargements

Publiée

2020-04-16

Comment citer

dos Santos, F. R. (2020). SURGIMENTO E EXPANSÃO DAS LOJAS DE DEPARTAMENTOS: DO AUGE NOS SÉCULOS XIX E XX A SUA REESTRUTURAÇÃO NO PERÍODO CONTEMPORÂNEO. Formação (Online), 27(50). https://doi.org/10.33081/formacao.v27i50.6005

Numéro

Rubrique

Artigos