TRANSFORMAÇÕES NA PAISAGEM E FORMAÇÃO DE DEPÓSITOS TECNOGÊNICOS NOS CONJUNTOS HABITACIONAIS JARDIM HUMBERTO SALVADOR E AUGUSTO DE PAULA DA CIDADE DE PRESIDENTE PRUDENTE

Autores

  • Leda Correia Pedro Miyazaki Universidade Federal de Uberlândia
  • Érika Cristina Nesta Silva Faculdade de Ciências e Tecnologia - FCT/UNESP
  • João Osvaldo Rodrigues Nunes Faculdade de Ciências e Tecnologia - FCT/UNESP

DOI:

https://doi.org/10.33081/formacao.v1i25.4189

Resumo

Os depósitos tecnogênicos são originados pela ação humana no ambiente. Nesta abordagem de estudo considera-se o homem como agente geológico e geomorfológico, capaz de causar alterações nas camadas pedológicas, de maneira direta ou indireta. Assim, o presente artigo tem como objetivo o estudo da formação dos depósitos tecnogênicos no setor nordeste de Presidente Prudente-SP, em específico nas planícies aluviais tecnogênicas próximas aos Conjuntos Habitacionais Jardim Humberto Salvador e Augusto de Paula. Para o cumprimento do objetivo foram necessários a realização de levantamentos bibliográficos, trabalhos de campo para identificação dos processos do uso e ocupação do solo e coleta de três depósitos tecnogênicos na área de estudo. Historicamente, a implantação dos referidos conjuntos habitacionais, está associada a um padrão de uso e ocupação do relevo, sem um planejamento adequado, ocasionando a formação dos depósitos tecnogênicos em ambiente urbano. No caso dos resultados das análises texturais das amostras coletadas, observou-se expressiva diferença de composição dos materiais tecnogênicos, identificados como úrbicos e espólicos, o que permitiu estabelecer relações entre os aspectos naturais e sociais que configuram a paisagem atual.

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Publicado

2017-09-21

Como Citar

Pedro Miyazaki, L. C., Silva, Érika C. N., & Nunes, J. O. R. (2017). TRANSFORMAÇÕES NA PAISAGEM E FORMAÇÃO DE DEPÓSITOS TECNOGÊNICOS NOS CONJUNTOS HABITACIONAIS JARDIM HUMBERTO SALVADOR E AUGUSTO DE PAULA DA CIDADE DE PRESIDENTE PRUDENTE. Formação (Online), 1(25). https://doi.org/10.33081/formacao.v1i25.4189

Edição

Seção

Artigos