Ensino de Geografia e prática docente interdisciplinar: Um diálogo entre a Geografia e a Psicologia

Autores

  • Nicole Mieko Takada Moreti Faculdade de Ciências e Tecnologia - FCT/UNESP, Presidente Prudente - SP
  • Cassiano Ricardo Rumin Faculdades Adamantinenses Integradas – UNIFAI, Adamantina – SP

DOI:

https://doi.org/10.35416/geoatos.v2i7.6101

Resumo

Objetiva-se com o presente artigo apresentar um relato de experiência pedagógica em uma perspectiva da Geografia Humanista, realizado na escola estadual Dr. Pércio Gomes Gonzales de Flórida Paulista/SP. Essa experiência compôs o Programa de Iniciação à Docência (PIBID) desenvolvido pela UNIFAI de Adamantina/SP em parceria com a CAPES, entre os anos de 2015-2018. Integrou por meio de metodologias ativas discentes de licenciatura em Psicologia nas práticas do cotidiano escolar e nas aulas de Geografia, priorizando entre os componentes do conteúdo curricular noções de lugar, migração e identidade. Utilizando-se de exibições e produções de registros fotográficos em diversas situações do cotidiano escolar, envolveu alunos do 7º ao 8º ano. Em linhas gerais, acerca dos resultados, é possível afirmar que o Programa proporcionou uma aprendizagem significativa ao introduzir os discentes na prática pedagógica, reforçando a autonomia e a tomada de decisões. O uso da fotografia permitiu a abertura ao criativo dos alunos, estimulando a interação dialógica, a criticidade e a formação conceitual, através mecanismos perceptivos, cognitivos e culturais de percepções individuais ou dos grupos de alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-12-24

Como Citar

TAKADA MORETI, N. M.; RUMIN, C. R. Ensino de Geografia e prática docente interdisciplinar: Um diálogo entre a Geografia e a Psicologia. Geografia em Atos (Online), Presidente Prudente, v. 2, n. 7, p. 59–78, 2018. DOI: 10.35416/geoatos.v2i7.6101. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br./index.php/geografiaematos/article/view/6101. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos