AGENTES, INTERESSES E RELAÇÕES. ALGUMAS CONSIDERAÇÕES ACERCA DA PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO

Autores

  • Dayana Aparecida Marques de Oliveira Cruz Unesp

DOI:

https://doi.org/10.35416/geoatos.v2i11.941

Resumo

O modo capitalista de produção atribui ao espaço através da lógica de valorização e desenvolvimento, sua característica desigual. O espaço urbano enquanto produto e produtor das relações sociais expressa em sua paisagem as marcas do desenvolvimento desigual, cujas ações que o materializaram foram oriundas de interesses hegemônicos e relações contraditórias estabelecidas para o alcance de objetivos voltados à uma demanda específica. As marcas e impactos da desigualdade inerentes à lógica de produção do espaço são vistas através dos diferentes padrões de ocupação e edificação, bem como no nível de acessibilidade correspondente a determinadas localizações. Através das leis, normas e regulamentos que regem o planejamento urbano as ações podem ser legitimadas ou não, o que varia de acordo com as relações estabelecidas entre o poder público e os demais agentes, no que tange a capacidade que este último tem de influenciar na regulamentação e aprovação das leis.

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Biografia do Autor

Dayana Aparecida Marques de Oliveira Cruz, Unesp

Mestranda pelo Programa de pós-Graduação em Geografia da FCT/UNESP. Integrante do GEDRI e Bolsista da FAPESP.

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Publicado

2012-04-07

Como Citar

OLIVEIRA CRUZ, D. A. M. de. AGENTES, INTERESSES E RELAÇÕES. ALGUMAS CONSIDERAÇÕES ACERCA DA PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO. Geografia em Atos (Online), Presidente Prudente, v. 2, n. 11, 2012. DOI: 10.35416/geoatos.v2i11.941. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br./index.php/geografiaematos/article/view/941. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos