Concursos literários oficiais no Brasil e em Portugal e a educação literária

Autores/as

  • Joana d'Arc Batista Herkenhoff
  • Fernando José Fraga de Avezedo

Resumen

Este artigo objetiva analisar as propostas dos concursos literários oficiais voltados para alunos da educação básica “Olimpíada de Língua Portuguesa” do Brasil e “Concurso Inês de Castro” e “Faça lá uma poema” de Portugal. Busca identificar a sua relação com as Metas Curriculares Nacionais, no caso português e os Parâmetros Curriculares Nacionais, no Brasil. Toma como corpus, os regulamentos dos concursos, propondo uma reflexão sobre seus critérios, sua construção discursiva e as concepções teóricas que os fundamentam. Ampara-se em estudos sobre escrita literária de Tauveron (2014), Dalla-Bona (2013) e constata, preliminarmente, que os concursos analisados estão articulados aos documentos oficiais nacionais, constituindo-se estratégias para a promoção da leitura e da escrita, com potencial de contribuir para a educação literária dos alunos da educação básica.

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Publicado

2021-07-13

Cómo citar

Herkenhoff, J. d’Arc B., & de Avezedo, F. J. F. (2021). Concursos literários oficiais no Brasil e em Portugal e a educação literária. Leitura & Literatura Em Revista, 2(1). Recuperado a partir de https://revista.fct.unesp.br./index.php/llr/article/view/8812