ARTE, CULTURA E ARTESANATO COM MATERIAIS RECICLÁVEIS E REUTILIZÁVEIS: UMA EXPERIÊNCIA
Résumé
O presente artigo, fruto do Projeto“EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ARTESANATO E CULTURA COM MATERIAIS RECICLÁVEIS E REUTILIZÁVEIS: capacitação e apoio para catadores e cooperados da COOPERLIX do lixão e das ruas da cidade de Presidente Prudente - SP”, contemplado pelo CNPq pelo edital 29\2009, objetiva relatar a experiência e resultados obtidos através do seu desenvolvimento, decalcados e tendo como suporte os preceitos da chamada Economia Solidária e Tecnologia Alternativa. O suporte pedagógico que o ampara, traz à luz caminhos, impasses e propostas construídos durante o seu desenrolar, revelando a urgência de um conhecimento sociológico de uma categoria social em construção: os catadores de materiais recicláveis. Particularmente, em nossa proposta, as trajetórias sociais semelhantes desembocam em oportunidades diferenciadas, pautadas pela educação e pelas políticas públicas locais. O esforço de apreensão do impacto do projeto nos universos trabalhados nos permitiu o desvelamento das memórias e representações desses trabalhadores sobre a realidade que os rodeia, o que se tornou possível através da rica vivência que conseguimos estabelecer com esses sujeitos, proporcionada pelo trabalho de campo, ações e metas do projeto.
Palavras-chave: educação ambiental, arte, cultura, artesanato.
Abastract
This article results from the Project "ENVIRONMENTAL EDUCATION, CRAFTS AND CULTURE WITH RECYCLABLE AND RESUABLE MATERIAL: training and support for scavengers and cooperative of the COOPERLIX of the dump and the streets in the city of Presidente Prudente - SP", contemplated by CNPq edict 29 \ 2009 aims to report the experience and results obtained through its development, modeled and being supported by the precepts called Solidarity Economy and Alternative Technology. Pedagogycal support, which follows it, brings up some ways, dead ends and proposals built over its course, revealing the urgency of sociological knowledge of a social category under construction: the pickers of recyclable materials. Particularly, in our proposal, the similar social trajectories flow to different opportunities, guided by educational and local public politics. The effort to apprehend the project's impact on the working universe, allowed us to better understand the memories and representations of these workers on the reality that surrounds, which was made possible through the rich experience that we have established with these subjects, provided by field work, actions and goals of the project.
Key-words: environmental education, art, culture, crafts.