O PROJETO NA ARQUITETURA E ENGENHARIA CIVIL E A ATUAÇÃO EM EQUIPES MULTIDISCIPLINARES
Resumo
Este artigo desenvolve uma reflexão comparativa entre o ensino de projeto nas graduações em Arquitetura e Engenharia Civil e discute a relação dessa formação em projeto com as práticas profissionais em projetos multidisciplinares na indústria da construção de edifícios.O trabalho discute como os valores culturais desenvolvidos e os métodos de ensino empregados na formação projetual de arquitetos e engenheiros tornam-se elementos de distanciamento da prática multidisciplinar de projeto. Por fim, são apontados caminhos para o aprimoramento do ensino de projeto e da formação de arquitetos e engenheiros civis com o objetivo deincrementar seu desempenho na atuação em equipes multidisciplinares e coordenadas de projeto.Palavras-chaves: projeto, ensino, construção de edifícios, arquitetura, engenharia, gestão.Abstract
Initially, this work reviews design education practices in Brazilian architecture and civil engineering schools. Secondly, it analyses to what extent design education meets current demands on collaboration among project team members. Thirdly, it indicates through empirical evidence that traditional teaching methods do not encourage a multidisciplinary attitude among design students. Finally, the paper proposes guidelines for design education in architecture and engineering courses so as to enable student’s effective interaction in multidisciplinary and collaborative design teams.Keywords: design, education, architecture, engineering, management.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
Fabricio, M. M., & Melhado, S. B. (2013). O PROJETO NA ARQUITETURA E ENGENHARIA CIVIL E A ATUAÇÃO EM EQUIPES MULTIDISCIPLINARES. Revista Tópos, 1(2), 11–28. Recuperado de https://revista.fct.unesp.br./index.php/topos/article/view/2195
Edição
Seção
Artigos