TURISMO E ENSINO: APROXIMAÇÕES E POSSIBILIDADES

Autores

  • Claudemira AZEVEDO ITO Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Faculdade de Ciência e Tecnologia, Campus de Presidente Prudente – SP

Resumo

 Este trabalho trata de dois momentos da história do turismo, com diferenças marcantes quanto à época e perfil do viajante, mas com motivações similares, relacionadas especialmente ao conhecimento. O período entre os séculos XVI e XVIII foi fundamental para fortalecer a associação entre turismo e conhecimento, pois naquela época, quando os meios de comunicação eram precários e havia pouca circulação de livros, o “tour” foi a forma encontrada para “conhecer o mundo. Aprender línguas, Geografia, História, Sociologia entre outras era realizado através do “Grand tours”. Estas, viagens de ida e volta, eram praticados por jovens da elite acompanhados de professor particular. No final do século XVII, o turismo era prática restrita aos filhos da aristocracia e da pequena nobreza. Com a convicção de que viagens atraíam viagens, as famílias ricas adquiriram o costume de proporcioná-las a seus filhos, com o objetivo de aprenderem línguas, além de “edificar-se e distrair-se”.

Palavras-chave: Turismo, turismo pedagógico, história do turismo.

 

 

TOURISM AND EDUCATION: OPPORTUNITIES AND APPROACHES

 

Abstract

 This paper deals with two moments in the history of tourism, with major differences in age and profile of the traveler, but with similar ideals, especially related to knowledge. The period between the sixteenth and eighteenth centuries was crucial to strengthen the association between tourism and knowledge, for those times when the media were poor and had little circulation of books, the "tour" was the means to "see the world . Learn languages​​, geography, history, sociology and others was done through the "Grand Tours". These, travel back and forth, were practiced by elite youths accompanied by a tutor. At the end of the seventeenth century, tourism was a practice restricted to the children of the aristocracy and gentry. With the belief that travel trips attracted the wealthy families acquired the habit of providing them to their children, in order to learn languages ​​in addition to "build up and distracted."
Keywords: tourism, educational tourism, history tourism.

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Biografia do Autor

Claudemira AZEVEDO ITO, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Faculdade de Ciência e Tecnologia, Campus de Presidente Prudente – SP

Departamento de Geografia Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente-Unesp.

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Como Citar

AZEVEDO ITO, C. (2013). TURISMO E ENSINO: APROXIMAÇÕES E POSSIBILIDADES. Revista Tópos, 3(2), 50–64. Recuperado de https://revista.fct.unesp.br./index.php/topos/article/view/2237

Edição

Seção

Artigos