Gestão administrativa da educação integral

uma revisão dos principais autores que discutem a visão whiteana de educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32930/nuances.v36i00.10962

Palavras-chave:

Gestão Escolar, Competências, Indicadores, Pedagogia whiteana

Resumo

A gestão escolar é um elemento crucial para o funcionamento eficaz das instituições de ensino, exigindo que os diretores que alinhem habilidades administrativas com liderança pedagógica. No contexto da pedagogia proposta por Ellen G. White, a gestão ganha uma dimensão peculiar ao integrar confessionalidade e princípios cristãos em suas práticas educacionais. Este artigo aborda questões pertinentes acerca da formação dos diretores escolares, propondo uma taxonomia de competências fundamentada na pedagogia whiteana. Apesar de ela ser usada como base da rede adventista de educação, suas ideias possuem aplicabilidade em diversos contextos educacionais, públicos e privados, devido à universalidade de muitos de seus princípios. Metodologicamente, a pesquisa utilizou análise de conteúdo em catorze obras de referência, sistematizando competências em cinco níveis, que vão da liderança ao planejamento estratégico. Os principais achados reforçam a importância de alinhar práticas administrativas e pedagógicas a uma missão educacional integral/holística/redentiva, promovendo não apenas excelência acadêmica, mas também formação ética, social, moral e espiritual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Follis, Centro Universitário Adventista de São Paulo

Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), Engenheiro Coelho – São Paulo (SP) – Brasil. Doutor em Ciências da Religião e Mestre em Comunicação Social. Professor no Mestrado Profissional em Educação e no Mestrado Acadêmico em Teologia do UNASP.

Washington Alencar, Centro Universitário Adventista de São Paulo

Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), Engenheiro Coelho – São Paulo (SP) – Brasil. Mestrando no programa Profissional em Educação do UNASP. Departamental de Educação na Associação Paulistana (AP).

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BAUER, M. W.; GASKELL, G. (org.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2012.

BEHAR, P. A. (org.). Competências em Educação. Porto Alegre: Penso, 2013a.

BEHAR, P. A. (org.). Competências em Educação a Distância. Porto Alegre: Penso, 2013b.

BRANDÃO, L. S.; SILVA, R. J.; ALMEIDA, M. O. Revisão sistemática e meta-análise: procedimentos metodológicos. Revista de Pesquisa, v. 34, n. 2, p. 54-67, 2022.

CADWALLADER, C. Filosofia Básica da Educação Adventista. [S.l.]: Centro White Press, 2006.

FOLLIS, R. F.; GIACOMINI, A. C.; FERRI, C. A. No que o diretor escolar acredita: catalogando as competências morais e religiosas da gestão escolar. Revista Tempos e Espaços em Educação, São Cristóvão, v. 17, n. 36, e22312, 2024. DOI: 10.20952/revtee.v17i36.22312. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/22312. Acesso em: 4 mar. 2025.

FOLLIS, R.; ALENCAR, W. O que faz um diretor: uma análise integrativa para se pensar os indicadores e as competências na gestão escolar. Revista On Line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 28, e023019, 2024. DOI: 10.22633/rpge.v28i00.19551. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/19551. Acesso em: 4 mar. 2025.

GOIGOCHEA, T. (org.). Pedagogia Adventista. Brasília: Associação Nacional de Instituições Educacionais Adventistas do Sétimo Dia, 2024.

GROSS, R. Lições do Mestre Jesus. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 2021.

KNIGHT, G. Educando para a Eternidade. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 2012a.

KNIGHT, G. Filosofia da Educação Cristã. Engenheiro Coelho: Unaspress, 2012b.

KNIGHT, G. Mitos na Educação Adventista: um estudo interpretativo nos escritos de Ellen G. White. Engenheiro Coelho: Unaspress, 2010.

LIMA, M. F. M. Seleção de diretores e o sentido da gestão escolar: percepções de diretores sobre o plano de gestão. Educar em Revista, v. 37, e78290, 2021. DOI: 10.1590/0104-4060.78290. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/JrGX7NLhnZsp3M48SW7s79B. Acesso em: 4 mar. 2024.

MENSLIN, D. Educação Adventista: 120 anos de escolas paroquiais a uma rede de ensino. Permanências e rupturas de um ideário educacional. Curitiba: DVK, 2015.

MENSLIN, D. Gestão Escolar: para quem é, está ou será gestor. Brasília: Educação Adventista, 2009.

MENSLIN, D. O que esperam de mim como professor da Rede Adventista: uma visão panorâmica das funções na Educação Adventista, da administração escolar ao serviço de apoio. Curitiba: MM Livros, 2013.

SALES, G. 50 Anos do Curso de Pedagogia IAE. Curitiba: CRV, 2024.

SOARES, A. V.; ANDRADE, G. A. R. Gestão por Competências: uma questão de sobrevivência em um ambiente empresarial incerto. In: SIMPÓSIO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA, 22., 2005, Resende. Anais […]. Resende: SEGeT, 2005. p. 484-491. Disponível em: https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos05/251_Gestao%20por%20Competencias.pdf. Acesso em: 15 jun. 2024.

STANDISH, E.; STANDISH, E. Uma Visão Adventista de Educação. Nogueirense: Artur Nogueira, 2012.

STENCEL, R.; AMORIM, I. Contexto histório da publicação do livro Educação. In: NOVAES, A. et al. (Eds.). Educação: revisitando o clássico de Ellen G. White. Engenheiro Coelho: Unaspress, 2023. p. 21-30.

SUÁREZ, A. (org.). Manual do educador: princípios para integrar a fé e o ensino-aprendizagem. Engenheiro Coelho: Unaspress, 2015.

SUÁREZ, A. Redenção, liberdade e serviço: Ellen G. White e o processo de construção humana. Engenheiro Coelho: Unaspress, 2012.

SUTHERLAND, E. A. Estudos em Educação Cristã. Engenheiro Coelho: Editora dos Pioneiros, 2016.

WHITE, E. G. Educação. 10. ed. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 2021.

Downloads

Publicado

23-04-2025

Como Citar

FOLLIS, R.; ALENCAR, W. Gestão administrativa da educação integral: uma revisão dos principais autores que discutem a visão whiteana de educação. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 36, n. 00, p. e025006, 2025. DOI: 10.32930/nuances.v36i00.10962. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br./index.php/Nuances/article/view/10962. Acesso em: 26 abr. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)