Gestão administrativa da educação integral
uma revisão dos principais autores que discutem a visão whiteana de educação
DOI :
https://doi.org/10.32930/nuances.v36i00.10962Mots-clés :
Gestão Escolar, Competências, Indicadores, Pedagogia whiteanaRésumé
A gestão escolar é um elemento crucial para o funcionamento eficaz das instituições de ensino, exigindo que os diretores que alinhem habilidades administrativas com liderança pedagógica. No contexto da pedagogia proposta por Ellen G. White, a gestão ganha uma dimensão peculiar ao integrar confessionalidade e princípios cristãos em suas práticas educacionais. Este artigo aborda questões pertinentes acerca da formação dos diretores escolares, propondo uma taxonomia de competências fundamentada na pedagogia whiteana. Apesar de ela ser usada como base da rede adventista de educação, suas ideias possuem aplicabilidade em diversos contextos educacionais, públicos e privados, devido à universalidade de muitos de seus princípios. Metodologicamente, a pesquisa utilizou análise de conteúdo em catorze obras de referência, sistematizando competências em cinco níveis, que vão da liderança ao planejamento estratégico. Os principais achados reforçam a importância de alinhar práticas administrativas e pedagógicas a uma missão educacional integral/holística/redentiva, promovendo não apenas excelência acadêmica, mas também formação ética, social, moral e espiritual.
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