PUXANDO O TAPETE DA MEDICALIZAÇÃO DO ENSINO: UMA OUTRA EDUCAÇÃO É POSSÍVEL
DOI:
https://doi.org/10.14572/nuances.v25i1.2733Palavras-chave:
Medicalização, Educação, distúrbios de aprendizagemResumo
A partir de um conto ilustrativo, este artigo discute a medicalização do ensino. O recorte escolhido para isto é o modelo de escola hegemônico e os caminhos pelos quais este oferece solo fértil para tal fenômeno. Tendo o materialismo histórico como referencial teórico, este modelo tem sua naturalização desconstruída pelo desvelamento de suas raízes históricas e seus desencontros com o modo de vida e produção contemporâneos. Por fim, experiências educacionais não medicalizantes são apresentadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.