PUXANDO O TAPETE DA MEDICALIZAÇÃO DO ENSINO: UMA OUTRA EDUCAÇÃO É POSSÍVEL

Autores

  • Beatriz de Paula Souza Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v25i1.2733

Palavras-chave:

Medicalização, Educação, distúrbios de aprendizagem

Resumo

A partir de um conto ilustrativo, este artigo discute a medicalização do ensino. O recorte escolhido para isto é o modelo de escola hegemônico e os caminhos pelos quais este oferece solo fértil para tal fenômeno. Tendo o materialismo histórico como referencial teórico, este modelo tem sua naturalização desconstruída pelo desvelamento de suas raízes históricas e seus desencontros com o modo de vida e produção contemporâneos. Por fim, experiências educacionais não medicalizantes são apresentadas.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v25i1.2733

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Biografia do Autor

Beatriz de Paula Souza, Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo

Serviço de Orientação à Queixa Escolar

Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar e Educacional -LIEPPE

Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade -PSA

Instituto de Psicologia -IP

Universidade de São Paulo

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Publicado

15-04-2014

Como Citar

SOUZA, B. de P. PUXANDO O TAPETE DA MEDICALIZAÇÃO DO ENSINO: UMA OUTRA EDUCAÇÃO É POSSÍVEL. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 25, n. 1, p. 299–316, 2014. DOI: 10.14572/nuances.v25i1.2733. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br./index.php/Nuances/article/view/2733. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos - FLUXO CONTÍNUO