O PAPEL DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO DESENVOLVIMENTO DA PERSONALIDADE DO ADOLESCENTE

Autores

  • Ricardo Eleutério dos Anjos

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v25i1.2941

Palavras-chave:

Adolescência, Desenvolvimento da personalidade, Psicologia histórico-cultural, Educação escolar

Resumo

A partir dos pressupostos da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica, este artigo procurou analisar teoricamente o papel da educação escolar no desenvolvimento da personalidade do adolescente. Foram pesquisadas não somente as obras de Vygotski, como também de Leontiev, Luria, Elkonin, entre outros autores que contribuíram e contribuem para a formação do conjunto de trabalhos elaborados pela psicologia histórico-cultural. A pedagogia histórico-crítica, a partir das obras de Dermeval Saviani e Newton Duarte, foi utilizada como mediação entre a psicologia histórico-cultural e a educação escolar, por entender que esta teoria pedagógica é compatível com os pressupostos da “Escola de Vygotski”. Este trabalho apresenta a concepção da psicologia histórico-cultural sobre a personalidade do adolescente como superação das concepções psicológicas naturalizantes e idealistas, explicitando, ainda, a relevância da transmissão dos conteúdos escolares para o desenvolvimento da personalidade nessa idade de transição.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v25i1.2941

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

22-05-2014

Como Citar

DOS ANJOS, R. E. O PAPEL DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO DESENVOLVIMENTO DA PERSONALIDADE DO ADOLESCENTE. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 25, n. 1, p. 228–246, 2014. DOI: 10.14572/nuances.v25i1.2941. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br./index.php/Nuances/article/view/2941. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos - FLUXO CONTÍNUO