ACERCA DA RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO ESCOLAR E DESENVOLV IMENTO PSÍQUICO NA ADOLESCÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.14572/nuances.v26i1.3826Palavras-chave:
Educação escolar, Desenvolvimento psíquico, AdolescênciaResumo
Com base nos pressupostos da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica, o presente artigo versa sobre a relação entre educação escolar e desenvolvimento do psiquismo na adolescência. Conceitua psiquismo humano como reflexo subjetivo da realidade objetiva, formado a partir de um sistema funcional complexo, constituído por funções psicológicas afetivo-cognitivas. Postula que a imagem subjetiva da realidade é organizada pelo pensamento por conceitos, que é a forma superior de pensamento conceitual que se torna possível apenas na adolescência. Tal forma de pensamento é apresentada dialeticamente como consequência e condição da apropriação das objetivações não cotidianas do gênero humano, como a arte, a filosofia e a ciência. Daí o artigo considerar o importante papel da educação escolar que, em sua especificidade, transmite de forma direta e intencional os conhecimentos clássicos aos alunos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.