A APRENDIZAGEM DO SABER ENSINAR POR ASSISTENTES SOCIAIS NO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.14572/nuances.v18i19.352Palavras-chave:
Prática de ensino, aprendizagem do saber ensinar, formação docenteResumo
O presente artigo trata da aprendizagem do saber ensinar por assistentes sociais, no exercício da docência, no ensino superior, no âmbito curricular e em sua relação com a prática de ensino. Considera o saber ensinar em sua multidimensionalidade (dimensões contextual, humana, lógica, ideológica, ética e pedagógica). Utilizou-se de metodologia de base filosófica dialética, com pesquisa de abordagem qualitativa analítico-descritiva e procedimentos realizados por meio de análise documental, ficha sócio-demográfica, entrevista semi-estruturada e grupo focal. Os resultados apontam que o saber ensinar supõe o saber da profissão e fundamenta-se no saber de experiência. Os assistentes sociais aprendem a ensinar, ensinando. É um processo contínuo, realizado individualmente e na troca de experiências, por meio da interação e da reflexão sobre a ação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.