A APRENDIZAGEM DO SABER ENSINAR POR ASSISTENTES SOCIAIS NO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA

Autores

  • Yara Pires Gonçalves

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v18i19.352

Palavras-chave:

Prática de ensino, aprendizagem do saber ensinar, formação docente

Resumo

O presente artigo trata da aprendizagem do saber ensinar por assistentes sociais, no exercício da docência, no ensino superior, no âmbito curricular e em sua relação com a prática de ensino. Considera o saber ensinar em sua multidimensionalidade (dimensões contextual, humana, lógica, ideológica, ética e pedagógica). Utilizou-se de metodologia de base filosófica dialética, com pesquisa de abordagem qualitativa analítico-descritiva e procedimentos realizados por meio de análise documental, ficha sócio-demográfica, entrevista semi-estruturada e grupo focal. Os resultados apontam que o saber ensinar supõe o saber da profissão e fundamenta-se no saber de experiência. Os assistentes sociais aprendem a ensinar, ensinando. É um processo contínuo, realizado individualmente e na troca de experiências, por meio da interação e da reflexão sobre a ação.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v18i19.352

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

20-06-2011

Como Citar

GONÇALVES, Y. P. A APRENDIZAGEM DO SABER ENSINAR POR ASSISTENTES SOCIAIS NO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 18, n. 19, p. 136–147, 2011. DOI: 10.14572/nuances.v18i19.352. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br./index.php/Nuances/article/view/352. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos - FLUXO CONTÍNUO