VIDEO GAMES INTERATIVOS E NOVAS POSSIBILIDADES PARA A AÇÃO CORPORAL E A IMAGINAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.14572/nuances.v26i1.3823Palavras-chave:
Tecnografia, Imagem corporal, Video gamesResumo
Os video games podem abrir novas possibilidades para a ação e a imaginação dos jovens, especialmente as novas formas de video games. Nós discutiremos essa questão a partir de dois estudos de caso de atividade esportiva com o jogo “Nintendo Wii”, em que o jogo é controlado por movimentos corporais dos jogadores. A performance requerida nessa nova forma de mídia possibilita ao ator-atuante reconhecer suas habilidades, como também seus limites, uma vez que essa engendra transformações qualitativas na visão dos sujeitos. Com a intenção de lidar com esses pressupostos básicos, propomos uma visão antropológica simétrica acerca de “humanos” e “coisas”, como consequência do conceito de tecnografia assumido como um campo de pesquisa. Os exemplos de dois jovens atuando na luta de boxe no Wii-sports e de um homem de 40 anos jogando boliche revelam as interconexões entre o jogador e o avatar, entre o corpo e a imagem do corpo, assim como entre imagem e imaginação.
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