A trajetória da política pública de transporte escolar rural no modo aquaviário
DOI:
https://doi.org/10.32930/nuances.v31i0.8335Palavras-chave:
Educação, Educação do Campo, Políticas Públicas, Transporte EscolarResumo
Para milhões de alunos brasileiros, o transporte escolar não é uma opção, mas o único meio para ter acesso à escola. Na realidade do contexto rural, o transporte escolar se configura como um dos serviços mais importantes e fundamentais para o acesso à educação e à inclusão social. Diante dessa problemática, percebeu-se a necessidade de se discutir e democratizar informações que permitam a compreensão dos investimentos federais no transporte escolar rural. Assim, no presente trabalho, objetiva-se descrever o trajeto da política pública de transporte escolar no modo aquaviário no estado do Amazonas. Para tanto, desenvolveu-se um estudo de caráter exploratório, fundamentado em revisão bibliográfica e análise documental, envolvendo constituições, resoluções, decretos e leis pertinentes ao tema. O texto estrutura-se em dois tópicos interligados: no primeiro, apresenta-se as peculiaridades do transporte escolar aquaviário no Amazonas, com ênfase nos desafios para a efetivação da educação em comunidades tradicionais no contexto rural; na sequência, descreve-se o trajeto da política pública de transporte escolar no estado, destacando as dificuldades para o seu cumprimento no modo aquaviário. Os resultados deste estudo apontam um hiato entre o que prevê a Constituição Federal e o acesso à educação na realidade do contexto rural do Amazonas. Com relação ao trajeto da política pública de transporte escolar aquaviário, entende-se que há necessidade de elaboração de políticas públicas descentralizadas, na perspectiva de uma construção direcionada às particularidades regionais, com reconhecimento dos potenciais dos estados e municípios, para oportunizar o desenvolvimento econômico firmado em bases sustentáveis.Downloads
Referências
AÇÃO EDUCATIVA, UNICEF, PNUD. INEP/MEC (Coord.). Indicadores de qualidade na educação. São Paulo: Ação Educativa, 2004.
ARAÚJO, C. E. F. Análise de eficiência nos custos operacionais de rotas do transporte escolar rural. 2008. 147 f. Dissertação (Mestrado em Transportes) - Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394/96. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil03/constituicao/constituicao88.ht>. Acesso em 28/05/2019.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao88.ht>. Acesso em: 15 ago. 2019.
BRASIL. Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar – PNATE. Instituído pela lei nº 10.880, de 9 de junho de 2004. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE. Disponível em: <http://www.fnde.gov.br/programas/transporte-escolar/transporte-escolar-apresentacao>. Acesso em: 15 ago. 2019.
FRAXE, T. de J. P; PEREIRA, H. dos S; WITKOSKI, A. C. Comunidades ribeirinhas amazônicas: modos de vida e uso dos recursos naturais. Manaus: EDUA, 2007.
FUNDAÇÃO AMAZONAS SUSTENTÁVEL. Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF) Recortes e cenários educacionais em localidades rurais ribeirinhas do Amazonas. / Fundação Amazonas Sustentável; Fundo das Nações Unidas para Infância. – Manaus: Fundação Amazonas Sustentável, 2017.
IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE Indígena, 2010. Disponível em: <https://indigenas.ibge.gov.br>. Acesso em: 15 ago. 2019.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos da Metodologia Científica. São Paulo: Atlas. 2006.
MINAYO, M. C. S. O desafio da pesquisa social. In: MINAYO, M. C. S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 1994.
AMAZÔNIA, NOTÍCIA E INFORMAÇÃO. MPF/AM quer que empresa contratada pelo Governo do AM forneça transporte escolar a alunos de aldeia indígena em Tefé. Amazônia, notícia e informação, Amazonas, 12 de jun. de 2006. Disponível em: <https://amazonia.org.br/2016/05/mpfam-quer-que-empresa-contratada-pelo-governo-do-am-forneca-transporte-escolar-a-alunos-de-aldeia-indigena-em-tefe/>. Acesso em: 15 ago. 2019.
PINHEIRO, T. G. B. S. Diagnóstico do Transporte Escolar Rural Público no Município de Cachoeiro de Itapemirim-ES. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública). Programas de Pós-Graduação em Gestão Pública, Universidade Federal do Espírito Santos, Espírito Santo, Vitória, 2013.
VASCONCELOS, M. E. O. Educação do Campo no Amazonas: história e diálogos com as territorialidades das águas, das terras e das florestas. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.