Reflexões sobre o Uso da História da Matemática como Contribuição para a Melhoria do Ensino da Geometria Analítica (Nível 1º e 2º Graus)
DOI:
https://doi.org/10.14572/nuances.v6i6.123Abstract
O objetivo deste artigo é apresentar algumas considerações sobre a utilização da história da matemática para melhoria do ensino desta ciência, para o caso especifico do ensino da geometria analítica. Apresenta, como premissa para compreensão da utilização da história, a necessária diferenciação entre a função metodológica desempenhada pela investigação histórica no momento da fundamentação teórica do professor e a função metodológica da investigação histórica no momento da elaboração e execução de procedimentos de ensino. Nesse sentido, tece considerações sobre o desenvolvimento histórico da geometria analítica e sua possibilidade interventora na execução e elaboração de procedimentos de ensino para efetiva compreensão do caráter relacionai entre álgebra e geometria implícito na geometria analítica.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.