A HISTÓRIA DO ENSINO DE LITERATURA INFANTIL NO BRASIL: UM ESTUDO SOBRE A TRAJETÓRIA DA OBRA DE MONTEIRO LOBATO NA ESCOLA

Authors

  • Fernando Teixeira Luiz Univ. Estadual Paulista/Assis

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v12i13.1674

Keywords:

Literatura, ensino, leitura, metodologias

Abstract

Paralelo à trajetória de Monteiro Lobato no processo de constituição e consolidação das narrativas infantis enquanto escrituras dotadas de artisticidade, desenvolvem-se algumas concepções de leitura- pautadas em diversas teorias do texto e da linguagem – que fundamentam as práticas de ensino de literatura, formando leitores de acordo com determinado modelo. Este trabalho tem a intenção de apresentar as metodologias empregadas para contemplar as riquezas estética, ideológica, polissêmica e altamente sugestiva do ciclo O Sítio do Picapau Amarelo nas séries iniciais do ensino fundamental. Para tanto, são recuperados os procedimentos pedagógicos a partir de um considerável levantamento bibliográfico. A seguir, será discutido a respeito das atuações do professor perante o texto plurissignificativo lobatiano, tendo como base as entrevistas efetuadas em seis unidades públicas de ensino de Presidente Prudente (SP).

Downloads

Download data is not yet available.

How to Cite

LUIZ, F. T. A HISTÓRIA DO ENSINO DE LITERATURA INFANTIL NO BRASIL: UM ESTUDO SOBRE A TRAJETÓRIA DA OBRA DE MONTEIRO LOBATO NA ESCOLA. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 12, n. 13, 2005. DOI: 10.14572/nuances.v12i13.1674. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br./index.php/Nuances/article/view/1674. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Dossiê