PRODUÇÃO TEXTUAL E FORMAÇÃO DOCENTE: UMA RELAÇÃO POSSÍVEL
DOI:
https://doi.org/10.14572/nuances.v13i14.373Abstract
Este artigo apresenta algumas reflexões sobre possíveis associações entre a formação docente e o ensino da produção textual em quartas séries do Ensino Fundamental. Foram sujeitos da pesquisa cinco professoras de uma escola municipal do Município de Presidente Prudente. Analisamos as concepções teórico-metodológicas desses sujeitos, além dos procedimentos utilizados em suas aulas de Língua Portuguesa. Tal análise fundamentou-se na concepção de linguagem como forma de interação que permite uma relação dialógica com textos. Entrevistamos as cinco docentes para verificarmos os seus conhecimentos teóricos, assistimos às aulas ministradas por elas e tecemos alguns comentários sobre as produções textuais dos seus alunos. O exame do material coletado nas entrevistas, as aulas observadas e as produções dos alunos permitiram-nos verificar a ocorrência de um ensino monológico, em que o trabalho com textos deu-se de forma artificial.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.