PRODUÇÃO TEXTUAL E FORMAÇÃO DOCENTE: UMA RELAÇÃO POSSÍVEL

Auteurs

  • Ana Luzia Videira Parisotto

DOI :

https://doi.org/10.14572/nuances.v13i14.373

Résumé

Este artigo apresenta algumas reflexões sobre possíveis associações entre a formação docente e o ensino da produção textual em quartas séries do Ensino Fundamental. Foram sujeitos da pesquisa cinco professoras de uma escola municipal do Município de Presidente Prudente. Analisamos as concepções teórico-metodológicas desses sujeitos, além dos procedimentos utilizados em suas aulas de Língua Portuguesa. Tal análise fundamentou-se na concepção de linguagem como forma de interação que permite uma relação dialógica com textos. Entrevistamos as cinco docentes para verificarmos os seus conhecimentos teóricos, assistimos às aulas ministradas por elas e tecemos alguns comentários sobre as produções textuais dos seus alunos. O exame do material coletado nas entrevistas, as aulas observadas e as produções dos alunos permitiram-nos verificar a ocorrência de um ensino monológico, em que o trabalho com textos deu-se de forma artificial.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Publiée

2011-07-04

Comment citer

PARISOTTO, A. L. V. PRODUÇÃO TEXTUAL E FORMAÇÃO DOCENTE: UMA RELAÇÃO POSSÍVEL. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 13, n. 14, 2011. DOI: 10.14572/nuances.v13i14.373. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br./index.php/Nuances/article/view/373. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê