As condições de trabalho dos professores de educação infantil em Santa Catarina, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.32930/nuances.v29i3.4399Keywords:
Condições de trabalho, Educação Infantil, Formação Continuada.Abstract
Este artigo tem por objetivo compreender as condições de trabalho dos professores de educação infantil em oito municípios do Estado de Santa Catarina, Brasil. Ele decorre do projeto de pesquisa intitulado “As múltiplas determinações da formação continuada de professores de educação infantil em Santa Catarina: trabalho, gênero e formação”, que busca compreender as dificuldades dos docentes da educação infantil em frequentarem e permanecerem matriculados no Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil (CEDEI) da UFSC. Parte de problemática constatada durante as primeiras semanas de aula do curso quando um grande número de desistências ocorreram. Em termos metodológicos, foi aplicado um questionário com 80 profissionais da educação infantil e recolhidos depoimentos de 14 professores desistentes do curso. Entre os principais resultados, destacamos que as condições de trabalho dos professores de educação infantil são um dos aspectos que inviabilizam a formação continuada docente e tornam a desistência uma consequência.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.