REFERÊNCIAS FORMATIVAS DO FORMADOR DE PROFESSORES NA CONSTITUIÇÃO DA SUA PRÁXIS PEDAGÓGICA

Authors

  • Walêska Dayse Dias de Sousa UFU e UFTM
  • Andrea Maturano Longarezi Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.32930/nuances.v29i2.4427

Keywords:

Formação de professores. Ensino superior. Didática. Práxis pedagógica.

Abstract

Pesquisa com objetivos de diagnosticar e analisar referências formativas que tem contribuído para objetivações do formador de professores no campo do ensino, considerando a constituição da sua práxis pedagógica. Utiliza como referencial a teoria histórico-cultural. Partiu do problema: que referências formativas têm fundamentado a prática do formador de professores, contribuindo para constituir a sua práxis pedagógica? Foi desenvolvida no âmbito do ensino superior com cinco formadores de professores. Como metodologias, foram realizadas entrevistas, observação de aulas dos professores formadores, análise documental e revisão bibliográfica. Concluiu-se que os professores apresentam pelo menos três tipos de referências formativas: referências memorizadas, com domínio de estudos não refletidos nas práticas, referências empíricas, com a reprodução de modelos sem consciência de elementos teórico-práticos fundamentadores e referências da práxis, com a busca de unidade teoria-prática. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Walêska Dayse Dias de Sousa, UFU e UFTM

DATP/PROENS/UFTM, pedagoga, mestre e doutora em educação

Andrea Maturano Longarezi, Universidade Federal de Uberlândia

Doutorado em Educação

Published

2018-12-24

How to Cite

DIAS DE SOUSA, W. D.; LONGAREZI, A. M. REFERÊNCIAS FORMATIVAS DO FORMADOR DE PROFESSORES NA CONSTITUIÇÃO DA SUA PRÁXIS PEDAGÓGICA. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 29, n. 2, 2018. DOI: 10.32930/nuances.v29i2.4427. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br./index.php/Nuances/article/view/4427. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos - FLUXO CONTÍNUO

Most read articles by the same author(s)