Interação Social e Crianças de Pré-Escola Construindo Textos
DOI:
https://doi.org/10.14572/nuances.v7i7.144Resumen
0 estudo apresenta resultados de uma pesquisa sobre a construção de textos de criançaspré-escolares de 5 a 7 anos de idade. Ele se apoia na importância, para a alfabetização, da escrita ser apreciada em sua perspectiva hist6rica, e na contribuição de Emília Ferreiro sabre a psicogênese da escrita alfabética. Os textos foram produzidos pelos sujeitos em situação individual e em situação de duplas, supondo-se a interação social de crianças como favorável a essa construção. 0 desenrolar das realizações dos sujeitos nas duas situações foi gravado em vídeo, sofrendo os dados analise qualitativa. Os resultados mostram níveis progressivos de produção/leitura de textos, os elaborados em dupla mais avançados que os construídos individualmente. São discutidas a significação dos níveis encontrados e o quanta a interação social de pares pode favorecer avanços na construção da escrita alfabética na pré-escola.
Descargas
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.