Interação Social e Crianças de Pré-Escola Construindo Textos

Autores

  • Vilmarise Sabim Pessoa
  • Maria Lucia Faria Moro

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v7i7.144

Resumo

0 estudo apresenta resultados de uma pesquisa sobre a construção de textos de criançaspré-escolares de 5 a 7 anos de idade. Ele se apoia na importância, para a alfabetização, da escrita ser apreciada em sua perspectiva hist6rica, e na contribuição de Emília Ferreiro sabre a psicogênese da escrita alfabética. Os textos foram produzidos pelos sujeitos em situação individual e em situação de duplas, supondo-se a interação social de crianças como favorável a essa construção. 0 desenrolar das realizações dos sujeitos nas duas situações foi gravado em vídeo, sofrendo os dados analise qualitativa. Os resultados mostram níveis progressivos de produção/leitura de textos, os elaborados em dupla mais avançados que os construídos individualmente. São discutidas a significação dos níveis encontrados e o quanta a interação social de pares pode favorecer avanços na construção da escrita alfabética na pré-escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

PESSOA, V. S.; MORO, M. L. F. Interação Social e Crianças de Pré-Escola Construindo Textos. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 7, n. 7, 2001. DOI: 10.14572/nuances.v7i7.144. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br./index.php/Nuances/article/view/144. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê