UM ESTUDO DA MEDIAÇÃO DA INFORMAÇÃO NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNESP/CAMPUS DE MARÍLIA: ANÁLISE DAS CITAÇÕES E COCITAÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.14572/nuances.v23i24.1898Palabras clave:
Mediação da informação, conhecimento, educação, análise de citações e cocitaçõesResumen
Trata-se de um estudo interdisciplinar entre a Ciência da Informação e a Educação, que busca inicialmente oferecer subsídios teóricos acerca do objeto da Ciência da Informação, mais precisamente, para muitos, a própria informação – a informação registrada -, e propor a discussão de modificação do objeto para a mediação da informação, perpassando pelos preceitos teóricos do uso da informação à aquisição do conhecimento, assunto tão discutido na área da Educação. Para fundamentar esta discussão utiliza-se a proposta de Paulo Freire, sobre a análise da construção do conhecimento mediatizada pelas relações, que, apesar de ser construída individualmente, se dá tão somente na relação, na interação com o outro. Em segunda instância, analisam-se as dissertações e teses da pós-graduação em Educação da Unesp – Campus de Marília, na linha de pesquisa de “Ensino, Aprendizagem Escolar e Desenvolvimento Humano”, através de um estudo das citações e cocitações, visto que a interação se faz necessária até para a construção de um corpus ou literatura relevante para qualquer área de conhecimento. O foco de argumentação se sustenta, considerando que a produção da informação ou do conhecimento como mediação ou articulação entre atores sociais num contexto propicia a construção e o desenvolvimento de um pensamento a partir de outros.
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