RESOLUÇÃO DE CONFLITOS NA ESCOLA: UM DESAFIO PARA O EDUCADOR

Autores/as

  • Sônia Maria Pereira Vidigal
  • Aluani Tordin de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v24i3.2707

Palabras clave:

Conflitos interpessoais, Autonomia, Educação

Resumen

Um dos objetivos da escola atual é contribuir para a formação de cidadãos autônomos, críticos, conscientes de suas atitudes e de seu papel na sociedade. Muitos educadores preocupam-se em como intervir nos conflitos interpessoais vivenciados por seus alunos. Por entendermos que esta é uma questão ligada à evolução da moralidade dos educandos, buscamos na teoria construtivista a compreensão de como se dá o desenvolvimento moral. Com base nessa teoria, refletimos sobre como os educadores das séries iniciais poderiam ter maiores condições de pensar em práticas educativas que visassem os âmbitos: cognitivo, afetivo e moral. Para ilustrar ações possíveis na escola, relatamos um caso real que retrata cenas comuns do nosso cotidiano e, a partir dele, refletimos sobre possíveis caminhos para que nossos alunos atuem na resolução dos conflitos interpessoais que enfrentam em seu dia-a-dia e possam, paulatinamente, buscar a conquista da autonomia moral.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v24i3.2707

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Publicado

2014-01-22

Cómo citar

VIDIGAL, S. M. P.; DE OLIVEIRA, A. T. RESOLUÇÃO DE CONFLITOS NA ESCOLA: UM DESAFIO PARA O EDUCADOR. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 24, n. 3, p. 215–234, 2014. DOI: 10.14572/nuances.v24i3.2707. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br./index.php/Nuances/article/view/2707. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos - FLUXO CONTÍNUO