POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AS REPRESENTAÇÕES DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA E BIOLOGIA SOBRE O TRABALHO DO DOCENTE

Autores/as

  • Romilda Teodora Ens
  • Ana Maria Eyng
  • Maria de Lourdes Gisi

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v16i17.321

Palabras clave:

Representação Social, profissão professor, política de formação de professores

Resumen

A presente pesquisa analisa as “Políticas de formação de professores: o que indicam as representações sociais de alunos de  licenciatura em Pedagogia e Biologia dos primeiros anos, sobre o trabalho do docente”, buscando compreender
os seus elementos constituintes. Os dados foram obtidos mediante aplicação de questionário junto a 100 licenciandos, sendo 64 do  curso de Pedagogia e 36 do curso de Biologia. Os dados analisados, com base no aporte das representações
sociais e políticas educacionais, indicam aproximações entre as representações enunciadas pelos estudantes e as possibilidades e limitações da profissão professor já históricas, analisadas por diferentes estudos. Dentre as possibilidades, está o compromisso com a formação de bons profissionais, que poderão gerar mudanças na sociedade, outra visão de mundo, novos desafios. As limitações da futura profissão estão voltadas aos baixos salários, pouco reconhecimento e descaso sobre o que é ser professor.

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Publicado

2011-06-15

Cómo citar

ENS, R. T.; EYNG, A. M.; GISI, M. de L. POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AS REPRESENTAÇÕES DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA E BIOLOGIA SOBRE O TRABALHO DO DOCENTE. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 16, n. 17, 2011. DOI: 10.14572/nuances.v16i17.321. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br./index.php/Nuances/article/view/321. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê

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