POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AS REPRESENTAÇÕES DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA E BIOLOGIA SOBRE O TRABALHO DO DOCENTE
DOI :
https://doi.org/10.14572/nuances.v16i17.321Mots-clés :
Representação Social, profissão professor, política de formação de professoresRésumé
A presente pesquisa analisa as “Políticas de formação de professores: o que indicam as representações sociais de alunos de licenciatura em Pedagogia e Biologia dos primeiros anos, sobre o trabalho do docente”, buscando compreenderos seus elementos constituintes. Os dados foram obtidos mediante aplicação de questionário junto a 100 licenciandos, sendo 64 do curso de Pedagogia e 36 do curso de Biologia. Os dados analisados, com base no aporte das representações
sociais e políticas educacionais, indicam aproximações entre as representações enunciadas pelos estudantes e as possibilidades e limitações da profissão professor já históricas, analisadas por diferentes estudos. Dentre as possibilidades, está o compromisso com a formação de bons profissionais, que poderão gerar mudanças na sociedade, outra visão de mundo, novos desafios. As limitações da futura profissão estão voltadas aos baixos salários, pouco reconhecimento e descaso sobre o que é ser professor.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.