IDENTIFICAÇÃO, RECONHECIMENTO E COMPREENSÃO EM MANUAIS DAS DÉCADAS DE 50 E 60 DO SÉCULO XX
DOI:
https://doi.org/10.14572/nuances.v13i14.372Resumen
O artigo estuda dois livros didáticos para crianças - Brasil Unido, editado em 1955, e Aventuras de Pedrinho, editado em 1961, sob o ponto de vista de sua organização para o ensino da leitura. Toma como referência os estudos teóricos de Mikhail Bakhtin, Frank Smith e Jean Foucambert, especificamente os que analisam os conceitos de reconhecimento, identificação e compreensão. Essas análises têm o objetivo de verificar se havia orientações para o aluno, ou para o professor, a respeito dos modos de ler. Foram analisadas três lições de cada livro e as questões correspondentes. As conclusões indicaram que o primeiro livro citado não se preocupava com as orientações, mas o segundo, apesar de sugerir ações de reconhecimento e identificação, também se preocupava com a compreensão.Descargas
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