PEDAGOGÍA DE LA EDUCACIÓN INICIAL Y SABERES DE LOS DOCENTES EN COLOMBIA

Autores/as

  • Adriana Del Rosario Pineda Robayo Centro universitario La salle unilasalle

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v28i3.4638

Palabras clave:

Pedagogia, Educação Infantil, Saberes Pedagógicos.

Resumen

Atualmente, os países Latino Americanos, mostra a criação e implementação de políticas sociais para atender, a partir de uma perspectiva de direitos, inclusão e equidade, as crianças na primeira infância. Em tais políticas há a concordância da necessidade de garantir o desenvolvimento integral da criança e apoiar o valor educativo da educação infantil como elemento essencial para alcançar tal desenvolvimento. O objetivo da pesquisa é mostrar  quais os elementos da pedagogia  da educação infantil que estão presentes nos saberes e experiências  dos professores  da primeira infância, na Colômbia. A metodologia foi qualitativa e de cunho explicativo. Os dados foram tratados a partir da análise textual discursiva que é compatível com os parâmetros da hermenêutica reflexiva usada neste trabalho. Os resultados mostram a importância de dar voz e valor ao discurso do professor, uma vez que o mesmo é produtor de saberes, os quais fazem parte da estrutura da pedagogia da educação infantil.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Adriana Del Rosario Pineda Robayo, Centro universitario La salle unilasalle

Doctora en Educación por la Red de Universidades Públicas de Colombia. Estudios Post-doctorales en Centro Universitario La Salle-UNILASALLE con beca PNPD/CAPES-Brasil.

Publicado

2018-04-13

Cómo citar

PINEDA ROBAYO, A. D. R. PEDAGOGÍA DE LA EDUCACIÓN INICIAL Y SABERES DE LOS DOCENTES EN COLOMBIA. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 28, n. 3, 2018. DOI: 10.14572/nuances.v28i3.4638. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br./index.php/Nuances/article/view/4638. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos - FLUXO CONTÍNUO