PEDAGOGÍA DE LA EDUCACIÓN INICIAL Y SABERES DE LOS DOCENTES EN COLOMBIA

Autores

  • Adriana Del Rosario Pineda Robayo Centro universitario La salle unilasalle

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v28i3.4638

Palavras-chave:

Pedagogia, Educação Infantil, Saberes Pedagógicos.

Resumo

Atualmente, os países Latino Americanos, mostra a criação e implementação de políticas sociais para atender, a partir de uma perspectiva de direitos, inclusão e equidade, as crianças na primeira infância. Em tais políticas há a concordância da necessidade de garantir o desenvolvimento integral da criança e apoiar o valor educativo da educação infantil como elemento essencial para alcançar tal desenvolvimento. O objetivo da pesquisa é mostrar  quais os elementos da pedagogia  da educação infantil que estão presentes nos saberes e experiências  dos professores  da primeira infância, na Colômbia. A metodologia foi qualitativa e de cunho explicativo. Os dados foram tratados a partir da análise textual discursiva que é compatível com os parâmetros da hermenêutica reflexiva usada neste trabalho. Os resultados mostram a importância de dar voz e valor ao discurso do professor, uma vez que o mesmo é produtor de saberes, os quais fazem parte da estrutura da pedagogia da educação infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Del Rosario Pineda Robayo, Centro universitario La salle unilasalle

Doctora en Educación por la Red de Universidades Públicas de Colombia. Estudios Post-doctorales en Centro Universitario La Salle-UNILASALLE con beca PNPD/CAPES-Brasil. Área de estudios Primera Infancia, Educación Infantil, Formación de profesores. .Dirección residencia Rua Santa Helena No 40.Barrio Centro/ Canoas/ RS. Dirección profesional Av. Victor Barreto, 2288 Centro/Canoas/RS .Correo electrónico: adriana.robayo@unilasalle.edu.br

Downloads

Publicado

13-04-2018

Como Citar

PINEDA ROBAYO, A. D. R. PEDAGOGÍA DE LA EDUCACIÓN INICIAL Y SABERES DE LOS DOCENTES EN COLOMBIA. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 28, n. 3, 2018. DOI: 10.14572/nuances.v28i3.4638. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br./index.php/Nuances/article/view/4638. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos - FLUXO CONTÍNUO