PADRÕES DE INTERAÇÃO VERBAL EM UMA AULA DE FÍSICA COM USO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS

Autores/as

  • Guilherme da Silva Lima Universidade Federal de Ouro Preto
  • Paulo César de Almeida Raboni Univ. Estadual Paulista/FCT/Presidente Prudente

DOI:

https://doi.org/10.32930/nuances.v29i2.5245

Palabras clave:

Ensino de Física. Interação verbal. Atividades experimentais

Resumen

Neste trabalho, apresentamos os principais resultados de uma investigação das interações verbais motivadas por atividades experimentais em aulas de Física no Ensino Médio. Por meio da seleção de um estudo de caso, acompanhamos as aulas de uma professora de Física durante quatro meses. Em nossos resultados encontramos uma complexa rede enunciativa que se desenvolve por meio de rupturas e retomadas de ideias, construída sobre um referente comum. Buscamos compreender essas interações utilizando as contribuições propostas pelo círculo de Bakhtin. Esses resultados nos permitem afirmar que as atividades experimentais têm, potencialmente, muito a contribuir para o desencadeamento das interações verbais em aula, favorecendo a manifestação de diversas vozes, uma vez que ampliam significativamente a quantidade e a qualidade das interpretações e hipóteses levantadas pelos alunos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Paulo César de Almeida Raboni, Univ. Estadual Paulista/FCT/Presidente Prudente

Professor do departamento de eudação da unesp de presidente prudente

Publicado

2018-12-24

Cómo citar

LIMA, G. da S.; RABONI, P. C. de A. PADRÕES DE INTERAÇÃO VERBAL EM UMA AULA DE FÍSICA COM USO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 29, n. 2, 2018. DOI: 10.32930/nuances.v29i2.5245. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br./index.php/Nuances/article/view/5245. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos - FLUXO CONTÍNUO