PADRÕES DE INTERAÇÃO VERBAL EM UMA AULA DE FÍSICA COM USO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS
DOI :
https://doi.org/10.32930/nuances.v29i2.5245Mots-clés :
Ensino de Física. Interação verbal. Atividades experimentaisRésumé
Neste trabalho, apresentamos os principais resultados de uma investigação das interações verbais motivadas por atividades experimentais em aulas de Física no Ensino Médio. Por meio da seleção de um estudo de caso, acompanhamos as aulas de uma professora de Física durante quatro meses. Em nossos resultados encontramos uma complexa rede enunciativa que se desenvolve por meio de rupturas e retomadas de ideias, construída sobre um referente comum. Buscamos compreender essas interações utilizando as contribuições propostas pelo círculo de Bakhtin. Esses resultados nos permitem afirmar que as atividades experimentais têm, potencialmente, muito a contribuir para o desencadeamento das interações verbais em aula, favorecendo a manifestação de diversas vozes, uma vez que ampliam significativamente a quantidade e a qualidade das interpretações e hipóteses levantadas pelos alunos.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.