A FUNÇÃO CURRICULAR DA ESCOLA E O PAPEL DOS PROFESSORES: POLÍTICAS, DISCURSO E PRÁTICAS DE CONTEXTUALIZAÇÃO E DIFERENCIAÇÃO CURRICULAR
DOI:
https://doi.org/10.14572/nuances.v17i18.767Palabras clave:
gestão do currículo, core curriculum, diferenciação curricular, práticas de ensinoResumen
As políticas curriculares desde o último quartel do século XX têm vindo a acentuar a reorientação dos loci de decisão curricular em resultado da complexidade dos contextos e populações que a universalidade da escolarização trouxe para o interior da escola nas sociedades democráticas, acentuando as pressões quer no sentido da contextualização e diferenciação quer no reforço de um núcleo curricular comum corporizado nos chamados currículos nacionais. Nesta comunicação, procura-se examinar este processo a dois níveis: no plano macro-político, pela interpretação teórica dos diferentes formatos adoptados por países com histórias diferentes na articulação destes dois planos de decisão curricular – o Estado e a escola – e respectivas implicações para as práticas curriculares reais; no plano praxiológico, com base em revisões de investigação portuguesa sobre as práticas de ensino no interior desta mutação política, assinalam-se as contradições discurso/acção docente e políticas das escolas, bem como as questões associadas às culturas profissionais e organizacionais que podem explicar parte das contradições identificadas. Discutem-se ainda algumas implicações e questões resultantes da análise desenvolvida.
Descargas
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.