Formación de docentes multivalentes

Estudio bibliografico de tesis y disertaciones (1999 – 2019)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.32930/nuances.v33i00.9486

Palabras clave:

Formación de profesores polivalentes, Profesores polivalentes, Enseñar desde la perspectiva de la polivalencia

Resumen

Este estudio textualiza un levantamiento bibliográfico cuyo principal objetivo fue inventariar lo que el Catálogo de Tesis y Disertaciones de la Coordinación para el Perfeccionamiento del Personal de Educación Superior (CAPES) tiene sobre la formación de docentes polivalentes. Se utilizó como marco temporal el período de 1999 a 2019. En total, se encontraron 36 (treinta y seis) registros de tesis y disertaciones, y solo 28 (veintiocho) producciones de disertaciones y doctorados estuvieron disponibles para acceso, lectura y análisis. El análisis se basó en cuatro aspectos principales: a) distribución de tesis y disertaciones por Institución de Educación Superior (IES); b) distribución de tesis y disertaciones por Estado Federativo; c) distribución cronológica de las producciones académicas; yd) temas de investigación presentes en tesis y disertaciones. Como conclusión, entre otros aspectos, se observa que el número de disertaciones y doctorados sobre la formación de profesores polivalentes, a partir de la investigación realizada, es pequeño, en comparación con la producción de conocimiento existente en Brasil en el campo educativo sobre la Formación de docentes Docentes de Educación Básica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Antonio Anderson Brito do Nascimento, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Mossoró – RN – Brasil

Mestrando em Ensino no Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Emerson Augusto de Medeiros, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Mossoró – RN – Brasil

Professor Adjunto. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO/UFERSA). Doutorado em Educação.

Giovana Carla Cardoso Amorim , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Mossoró – RN – Brasil

Professora Adjunta. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (POSEDUC/UERN). Doutorado em Educação.

Citas

ALVES, L. L. O papel da formação e das crenças no desenvolvimento da professoralidade de professoras polivalentes para o ensino de Matemática. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/4792. Acesso em: 03 abr. 2021.

ANDRADE, L. R. M. O professor polivalente dos anos iniciais do ensino fundamental da rede municipal de Natal/RN: Trabalho, vivência e mediações. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/23990. Acesso em: 23 fev. 2021.

ARAUJO, L. C. Concepções e competências de um grupo de professores polivalentes relacionadas à leitura e interpretação de tabelas e gráficos. 2007. Dissertação (Mestrado em Ensino da Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007. Disponível em: https://repositorio.pucsp.br/bitstream/handle/11494/2/Leticia%20de%20Castro%20Araujo.pdf. Acesso em: 15 fev. 2021.

BARROS, K. C. S. Formação inicial de professores do ensino fundamental I: Da polivalência a interdisciplinaridade. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016. Disponível em: https://repositorio.pucsp.br/bitstream/handle/18806/2/Kelly%20Cristina%20da%20Silva%20Barros.pdf. Acesso em: 15 jan. 2021.

BRASIL. Resolução CNE/CP, n. 02, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Brasília, DF: MEC, 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=12991. Acesso em: 28 maio 2020.

CARVALHO, A. S. Formação de professores polivalentes: Um estudo a partir das práticas pedagógicas dos cursos normais paulistas nas décadas de 1950 e 1960. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Católica de Santos, Santos, 2008. Disponível em: https://tede.unisantos.br/handle/tede/147. Acesso em: 20 mar. 2021.

CORREIA, C. E. F. Formação continuada de professores polivalentes: O potencial da análise de erros no processo ensino/aprendizagem da matemática. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2009. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/90175. Acesso em: 21 abr. 2020.

CRUZ, S. P. S. A construção da profissionalidade polivalente na educação nos anos iniciais do ensino fundamental: Sentidos atribuídos às práticas por professoras da rede municipal de Ensino Recife. 2012. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2012. Disponível em: https://attena.ufpe.br/handle/123456789/13027. Acesso em: 05 abr. 2021.

CRUZ, S. P. S.; RAMOS; N. B.; SILVA; K. A. C. P. C. Concepções de polivalência e professor polivalente: Uma análise histórico‐legal. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, v. 17, n. 4, p. 1186-1204, 2017. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8645863. Acesso em: 08 jan. 2021.

CURILLA, R. A. T. Atividades curriculares de integração ensino, pesquisa e extensão (ACIEPEs) como estratégia de formação continuada: Um estudo de caso com formação matemática de professores polivalentes no município de São Carlos. 2016. Dissertação (Mestrado em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8424. Acesso em: 15 abr. 2021.

FONSECA, E. B. Educação musical: Um estudo a partir dos PCN-Arte e da perspectiva de professores polivalentes do ensino fundamental. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo 2010. Disponível em: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1170. Acesso em: 16 maio 2021.

GOMES, C. M. S. Linguagens artísticas na educação: Desafios de professores polivalente. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Católica de Santos, Santos 2011. Disponível em: https://tede.unisantos.br/handle/tede/194. Acesso em: 07 set. 2021.

INNOCENTI, T. D. Possibilidades formativas das HTPC’S: Um olhar a partir de professores polivalentes. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Católica de Santos, Santos, 2016. Disponível em: https://tede.unisantos.br/handle/tede/2601. Acesso em: 03 mar. 2020.

KASSIS, R. N. A formação de professoras e professores polivalentes nos cursos de Pedagogia em Instituições de Ensino Superior privadas. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2015. Disponível em: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/39235. Acesso em: 13 maio 2021.

LAMBERTI, D. D. G. Número natural: Conhecimento de/para professores polivalentes em um curso de especialização. 2014. Tese (Doutorado em Educação matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em: https://repositorio.pucsp.br/bitstream/handle/10993/1/Denise%20Di%20Giovanni%20Lamberti.pdf. Acesso em: 25 fev. 2021.

LIMA, V. M. M. Formação do professor polivalente e saberes docentes: Um estudo a partir de escolas públicas. 2007. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-12032009-111920/en.php. Acesso em: 10 mar. 2021.

MAGALHÃES, J. M. C. Ressignificação de concepções de professores polivalentes sobre sua relação com a matemática e o uso de jogos matemáticos. 2012. Dissertação (Mestrado em Ensino) – Universidade Luterana do Brasil, Canoas, 2012. Disponível em: http://www.ppgecim.ulbra.br/teses/index.php/ppgecim/article/viewFile/163/156. Acesso em: 26 maio. 2020.

MEDEIROS, E. A.; AGUIAR, A. L. O. Formação inicial de professores da educação básica em licenciaturas de universidades públicas do Rio Grande do Norte: Estudo de currículos e suas matrizes curriculares. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13, n. 3, p. 1028-1049, jul./set. 2018. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/6198/619866084009/619866084009.pdf. Acesso em: 19 jul. 2020.

MEDEIROS, E. A.; ARAÚJO, O. H. A.; SANTOS, J. M. C. T. O Curso de Pedagogia no Brasil: Uma análise sobre sua história e identidade (1939 – 2019). Interfaces da Educação, Paranaíba, v. 12, n. 34, p. 561-588, 2021. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/5447. Acesso em: 10 ago. 2021.

MEDEIROS, E. A.; DIAS, A. M. I. O estado da arte sobre a pesquisa em Educação do Campo na região Nordeste (1998-2015). Cadernos de Pesquisa, São Luís, v. 22, n. 3, p. 115-132, set./dez. 2015. Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/3682. Acesso em: 09 maio 2021.

MEDEIROS, E. A.; ARAÚJO, O. H. A.; FORTUNATO, I. Formação Inicial do Pedagogo para Espaços Escolares e Não Escolares: Um estudo curricular. Educere et Educare, v. 16, n. 38, p. 97–122, 2021. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/25719. Acesso em: 15 ago. 2021.

MEDEIROS, E. A.; MEDEIROS, M. L. S. Licenciaturas em Ciências Biológicas: Análise de currículos de formação de professores para o ensino de ciências e biologia. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 4, p. 1967–1990, 2020. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13642. Acesso em: 19 jan. 2021.

MINGARELLI, K. T. (Dis)cursos de professores polivalentes em formação: A língua inglesa em questão. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de São Francisco, Itatiba, 2016. Disponível em: https://www.usf.edu.br/galeria/getImage/385/15703422652873816.pdf. Acesso em: 25 mar. 2020.

MONTENEGRO, V. L. S. O desenvolvimento do conhecimento pedagógico do conteúdo de professoras polivalentes no ensino de ciências: Um olhar acerca da influência de um curso de formação contínua sobre argumentação. 2017. Tese (Doutorado em Ensino) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-05072018-131725/en.php. Acesso em: 09 mar. 2020.

PEREIRA, R. S. A educação física nas séries da fase inicial do ensino fundamental das escolas públicas municipais de Santo André: O olhar dos professores polivalentes. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, 2007. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/6783. Acesso em: 11 maio 2021.

AGUIAR, M. S. R. Professores “polivalentes” das séries iniciais do Ensino Fundamental: Concepção da Formação e do Ensino de Matemática. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, 2005. Disponível em: https://oatd.org/oatd/record?record=oai:ucdb.br:194. Acesso em: 05 abr. 2021.

RODRIGUES, J. M. S. A probabilidade como componente curricular na formação matemática inicial de professores polivalentes. 2011. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2011. Disponível em: https://www.acervodigital.ufpr.br/handle/1884/26174. Acesso em: 12 abr. 2021.

ROMANOWSKI, J. P. Tendências da Pesquisa em Formação de Professores. Atos de Pesquisa em Educação, v. 8, n. 2, p. 479-499, maio/ago. 2013. Disponível em: https://bu.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/3711. Acesso em: 12

jun. 2020.

SANTOS, A. Processos de formação colaborativa com foco no campo conceitual multiplicativo: Um caminho possível com professoras polivalentes. 2012. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012. Disponível em: https://tede.pucsp.br/bitstream/handle/10904/1/Aparecido%20dos%20Santos.pdf. Acesso em: 09 abr. 2021.

SANTOS, L. Mudanças na prática docente: Um desafio da formação continuada de professores polivalentes para ensinar matemática. 2008. Dissertação (Mestrado Profissional) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008. Disponível em: https://sapientia.pucsp.br/bitstream/handle/11306/1/Lucimara%20dos%20Santos.pdf. Acesso em: 03 mar. 2021.

SANTOS, M. B. Q. C. P. Ensino da matemática em curso de pedagogia: A formação do professor polivalente. 2009. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: https://sapientia.pucsp.br/bitstream/handle/11383/1/Mercedes%20Betta%20Quintano%20de%20Carvalho%20Pereira%20dos%20Santos.pdf. Acesso em: 12 maio 2021.

SILVA, A. C. S. O processo informativo do professor polivalente: Contribuições do PIBID pedagogia para o ensina de matemática. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2018.

SILVA, S. H. Conhecimento de professores polivalentes em geometria: Contribuições da teoria dos registros de representação semiótica. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2011. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/1114. Acesso em: 03 ago. 2020.

TARGINO, R. F. A educação e o professor polivalente: Constelações a partir de Carl G. Junhog e Hannah Arendt. 2014. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-03102014-104333/pt-br.php. Acesso em: 12 maio 2021.

THERRIEN, J.; NÓBREGA-THERRIEN, S. M. O estado da questão: aportes teórico-metodológicos e relatos de sua produção em trabalhos científicos. In: FARIAS, I. M. S.; NÓBREGA-THERRIEN, S. M.; NUNES, J. B. C. (org.). Pesquisa científica para iniciantes: Caminhando no labirinto. Fortaleza: EdUECE, 2010.

UNGARO, J. S. O ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental: Dilemas e possibilidades na visão dos professores polivalentes. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro Universitário Moura Lacerda, Ribeirão Preto, 2014.

VERAS, C. M. A Estatística nas series iniciais: Uma experiência de formação com grupo colaborativo com professores polivalentes. 2010. Dissertação (Mestrado em Ensino) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010. Disponível em: https://tede.pucsp.br/bitstream/handle/11462/1/Claudio%20Monteiro%20Veras.pdf. Acesso em: 06 maio 2021.

Publicado

2022-03-31

Cómo citar

DO NASCIMENTO, A. A. B.; DE MEDEIROS, E. A.; CARDOSO AMORIM , G. C. Formación de docentes multivalentes: Estudio bibliografico de tesis y disertaciones (1999 – 2019). Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 33, n. 00, p. e022008, 2022. DOI: 10.32930/nuances.v33i00.9486. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br./index.php/Nuances/article/view/9486. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos Publicação Contínua