Formação de professores polivalentes

Estudo bibliográfico sobre teses e dissertações (1999 – 2019)

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.32930/nuances.v33i00.9486

Mots-clés :

Docente, Escola, Formação, Universidade

Résumé

Este estudo textualiza um levantamento bibliográfico que teve como objetivo central inventariar o que o Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) dispõe a respeito da formação de professores polivalentes. Utilizou-se como recorte temporal o período de 1999 a 2019. Ao todo, foram encontrados 36 registros de teses e dissertações, estando disponíveis para acesso, leitura e análise apenas 28 produções dissertativas e doutorais. A análise se fez com base em quatro aspectos principais: a) distribuição de teses e dissertações por Instituição de Educação Superior (IES); b) distribuição de teses e dissertações por Estado Federativo; c) distribuição cronológica das produções acadêmicas; e d) temáticas investigativas presentes nas teses e dissertações. Como conclusão, entre outros aspectos, demarca-se que o número de estudos dissertativos e doutorais acerca da formação de professores polivalentes, com base na pesquisa realizada, é tímido, comparando com a produção do conhecimento existente no Brasil no âmbito educacional sobre a formação de professores da Educação Básica.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Antonio Anderson Brito do Nascimento, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Mossoró – RN – Brasil

Mestrando em Ensino no Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Emerson Augusto de Medeiros, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Mossoró – RN – Brasil

Professor Adjunto. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO/UFERSA). Doutorado em Educação.

Giovana Carla Cardoso Amorim , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Mossoró – RN – Brasil

Professora Adjunta. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (POSEDUC/UERN). Doutorado em Educação.

Références

ALVES, L. L. O papel da formação e das crenças no desenvolvimento da professoralidade de professoras polivalentes para o ensino de Matemática. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/4792. Acesso em: 03 abr. 2021.

ANDRADE, L. R. M. O professor polivalente dos anos iniciais do ensino fundamental da rede municipal de Natal/RN: Trabalho, vivência e mediações. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/23990. Acesso em: 23 fev. 2021.

ARAUJO, L. C. Concepções e competências de um grupo de professores polivalentes relacionadas à leitura e interpretação de tabelas e gráficos. 2007. Dissertação (Mestrado em Ensino da Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007. Disponível em: https://repositorio.pucsp.br/bitstream/handle/11494/2/Leticia%20de%20Castro%20Araujo.pdf. Acesso em: 15 fev. 2021.

BARROS, K. C. S. Formação inicial de professores do ensino fundamental I: Da polivalência a interdisciplinaridade. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016. Disponível em: https://repositorio.pucsp.br/bitstream/handle/18806/2/Kelly%20Cristina%20da%20Silva%20Barros.pdf. Acesso em: 15 jan. 2021.

BRASIL. Resolução CNE/CP, n. 02, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Brasília, DF: MEC, 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=12991. Acesso em: 28 maio 2020.

CARVALHO, A. S. Formação de professores polivalentes: Um estudo a partir das práticas pedagógicas dos cursos normais paulistas nas décadas de 1950 e 1960. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Católica de Santos, Santos, 2008. Disponível em: https://tede.unisantos.br/handle/tede/147. Acesso em: 20 mar. 2021.

CORREIA, C. E. F. Formação continuada de professores polivalentes: O potencial da análise de erros no processo ensino/aprendizagem da matemática. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2009. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/90175. Acesso em: 21 abr. 2020.

CRUZ, S. P. S. A construção da profissionalidade polivalente na educação nos anos iniciais do ensino fundamental: Sentidos atribuídos às práticas por professoras da rede municipal de Ensino Recife. 2012. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2012. Disponível em: https://attena.ufpe.br/handle/123456789/13027. Acesso em: 05 abr. 2021.

CRUZ, S. P. S.; RAMOS; N. B.; SILVA; K. A. C. P. C. Concepções de polivalência e professor polivalente: Uma análise histórico‐legal. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, v. 17, n. 4, p. 1186-1204, 2017. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8645863. Acesso em: 08 jan. 2021.

CURILLA, R. A. T. Atividades curriculares de integração ensino, pesquisa e extensão (ACIEPEs) como estratégia de formação continuada: Um estudo de caso com formação matemática de professores polivalentes no município de São Carlos. 2016. Dissertação (Mestrado em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8424. Acesso em: 15 abr. 2021.

FONSECA, E. B. Educação musical: Um estudo a partir dos PCN-Arte e da perspectiva de professores polivalentes do ensino fundamental. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo 2010. Disponível em: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1170. Acesso em: 16 maio 2021.

GOMES, C. M. S. Linguagens artísticas na educação: Desafios de professores polivalente. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Católica de Santos, Santos 2011. Disponível em: https://tede.unisantos.br/handle/tede/194. Acesso em: 07 set. 2021.

INNOCENTI, T. D. Possibilidades formativas das HTPC’S: Um olhar a partir de professores polivalentes. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Católica de Santos, Santos, 2016. Disponível em: https://tede.unisantos.br/handle/tede/2601. Acesso em: 03 mar. 2020.

KASSIS, R. N. A formação de professoras e professores polivalentes nos cursos de Pedagogia em Instituições de Ensino Superior privadas. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2015. Disponível em: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/39235. Acesso em: 13 maio 2021.

LAMBERTI, D. D. G. Número natural: Conhecimento de/para professores polivalentes em um curso de especialização. 2014. Tese (Doutorado em Educação matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em: https://repositorio.pucsp.br/bitstream/handle/10993/1/Denise%20Di%20Giovanni%20Lamberti.pdf. Acesso em: 25 fev. 2021.

LIMA, V. M. M. Formação do professor polivalente e saberes docentes: Um estudo a partir de escolas públicas. 2007. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-12032009-111920/en.php. Acesso em: 10 mar. 2021.

MAGALHÃES, J. M. C. Ressignificação de concepções de professores polivalentes sobre sua relação com a matemática e o uso de jogos matemáticos. 2012. Dissertação (Mestrado em Ensino) – Universidade Luterana do Brasil, Canoas, 2012. Disponível em: http://www.ppgecim.ulbra.br/teses/index.php/ppgecim/article/viewFile/163/156. Acesso em: 26 maio. 2020.

MEDEIROS, E. A.; AGUIAR, A. L. O. Formação inicial de professores da educação básica em licenciaturas de universidades públicas do Rio Grande do Norte: Estudo de currículos e suas matrizes curriculares. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13, n. 3, p. 1028-1049, jul./set. 2018. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/6198/619866084009/619866084009.pdf. Acesso em: 19 jul. 2020.

MEDEIROS, E. A.; ARAÚJO, O. H. A.; SANTOS, J. M. C. T. O Curso de Pedagogia no Brasil: Uma análise sobre sua história e identidade (1939 – 2019). Interfaces da Educação, Paranaíba, v. 12, n. 34, p. 561-588, 2021. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/5447. Acesso em: 10 ago. 2021.

MEDEIROS, E. A.; DIAS, A. M. I. O estado da arte sobre a pesquisa em Educação do Campo na região Nordeste (1998-2015). Cadernos de Pesquisa, São Luís, v. 22, n. 3, p. 115-132, set./dez. 2015. Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/3682. Acesso em: 09 maio 2021.

MEDEIROS, E. A.; ARAÚJO, O. H. A.; FORTUNATO, I. Formação Inicial do Pedagogo para Espaços Escolares e Não Escolares: Um estudo curricular. Educere et Educare, v. 16, n. 38, p. 97–122, 2021. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/25719. Acesso em: 15 ago. 2021.

MEDEIROS, E. A.; MEDEIROS, M. L. S. Licenciaturas em Ciências Biológicas: Análise de currículos de formação de professores para o ensino de ciências e biologia. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 4, p. 1967–1990, 2020. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13642. Acesso em: 19 jan. 2021.

MINGARELLI, K. T. (Dis)cursos de professores polivalentes em formação: A língua inglesa em questão. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de São Francisco, Itatiba, 2016. Disponível em: https://www.usf.edu.br/galeria/getImage/385/15703422652873816.pdf. Acesso em: 25 mar. 2020.

MONTENEGRO, V. L. S. O desenvolvimento do conhecimento pedagógico do conteúdo de professoras polivalentes no ensino de ciências: Um olhar acerca da influência de um curso de formação contínua sobre argumentação. 2017. Tese (Doutorado em Ensino) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-05072018-131725/en.php. Acesso em: 09 mar. 2020.

PEREIRA, R. S. A educação física nas séries da fase inicial do ensino fundamental das escolas públicas municipais de Santo André: O olhar dos professores polivalentes. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, 2007. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/6783. Acesso em: 11 maio 2021.

AGUIAR, M. S. R. Professores “polivalentes” das séries iniciais do Ensino Fundamental: Concepção da Formação e do Ensino de Matemática. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, 2005. Disponível em: https://oatd.org/oatd/record?record=oai:ucdb.br:194. Acesso em: 05 abr. 2021.

RODRIGUES, J. M. S. A probabilidade como componente curricular na formação matemática inicial de professores polivalentes. 2011. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2011. Disponível em: https://www.acervodigital.ufpr.br/handle/1884/26174. Acesso em: 12 abr. 2021.

ROMANOWSKI, J. P. Tendências da Pesquisa em Formação de Professores. Atos de Pesquisa em Educação, v. 8, n. 2, p. 479-499, maio/ago. 2013. Disponível em: https://bu.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/3711. Acesso em: 12

jun. 2020.

SANTOS, A. Processos de formação colaborativa com foco no campo conceitual multiplicativo: Um caminho possível com professoras polivalentes. 2012. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012. Disponível em: https://tede.pucsp.br/bitstream/handle/10904/1/Aparecido%20dos%20Santos.pdf. Acesso em: 09 abr. 2021.

SANTOS, L. Mudanças na prática docente: Um desafio da formação continuada de professores polivalentes para ensinar matemática. 2008. Dissertação (Mestrado Profissional) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008. Disponível em: https://sapientia.pucsp.br/bitstream/handle/11306/1/Lucimara%20dos%20Santos.pdf. Acesso em: 03 mar. 2021.

SANTOS, M. B. Q. C. P. Ensino da matemática em curso de pedagogia: A formação do professor polivalente. 2009. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: https://sapientia.pucsp.br/bitstream/handle/11383/1/Mercedes%20Betta%20Quintano%20de%20Carvalho%20Pereira%20dos%20Santos.pdf. Acesso em: 12 maio 2021.

SILVA, A. C. S. O processo informativo do professor polivalente: Contribuições do PIBID pedagogia para o ensina de matemática. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2018.

SILVA, S. H. Conhecimento de professores polivalentes em geometria: Contribuições da teoria dos registros de representação semiótica. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2011. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/1114. Acesso em: 03 ago. 2020.

TARGINO, R. F. A educação e o professor polivalente: Constelações a partir de Carl G. Junhog e Hannah Arendt. 2014. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-03102014-104333/pt-br.php. Acesso em: 12 maio 2021.

THERRIEN, J.; NÓBREGA-THERRIEN, S. M. O estado da questão: aportes teórico-metodológicos e relatos de sua produção em trabalhos científicos. In: FARIAS, I. M. S.; NÓBREGA-THERRIEN, S. M.; NUNES, J. B. C. (org.). Pesquisa científica para iniciantes: Caminhando no labirinto. Fortaleza: EdUECE, 2010.

UNGARO, J. S. O ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental: Dilemas e possibilidades na visão dos professores polivalentes. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro Universitário Moura Lacerda, Ribeirão Preto, 2014.

VERAS, C. M. A Estatística nas series iniciais: Uma experiência de formação com grupo colaborativo com professores polivalentes. 2010. Dissertação (Mestrado em Ensino) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010. Disponível em: https://tede.pucsp.br/bitstream/handle/11462/1/Claudio%20Monteiro%20Veras.pdf. Acesso em: 06 maio 2021.

Publiée

2022-03-31

Comment citer

DO NASCIMENTO, A. A. B.; DE MEDEIROS, E. A.; CARDOSO AMORIM , G. C. Formação de professores polivalentes: Estudo bibliográfico sobre teses e dissertações (1999 – 2019). Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 33, n. 00, p. e022008, 2022. DOI: 10.32930/nuances.v33i00.9486. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br./index.php/Nuances/article/view/9486. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos Publicação Contínua

Articles similaires

1 2 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée de similarité pour cet article.