Sistema de Avaliação Escolar

Um projeto coletivo como alternativa para o desenvolvimento profissional

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.32930/nuances.v35i00.10112

Mots-clés :

Sistema de Avaliação, Avaliação de aprendizagem, Formação de professores

Résumé

Esse texto tem o objetivo de apresentar o Sistema de Avaliação Escolar (SAEsc®), em uma perspectiva evolutiva, a partir dos anos de 2012 até o ano de 2022. O referido Sistema teve início em uma escola privada, estendido para onze escolas. O propósito inicial do SAEsc® foi a criação de estratégias operacionais de exequibilidade para a elaboração das avaliações dos processos de ensino e de aprendizagem, viabilizando ações de intervenção e recuperação. O percurso metodológico do presente texto assume caráter descritivo, considerando a flexibilidade que oferece ao transpor em palavras, experiências vivenciadas durante dez anos do trabalho exploratório realizado e os resultados obtidos, autorizando um recorte confiável na produção desse escrito. A relevância do SAEsc® tem se revelado no empenho das escolas que o recebem, manifesto na realização do trabalho coletivo, na disposição sistemática para o diálogo, e na busca consciente e contínua de melhoria da qualidade dos processos de ensino e de aprendizagem.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Katia Verginia Pansani, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Mestra em Educação PUC-Campinas (SP), Graduada em Direito PUC-Campinas (SP), Diretora do Sistema de Avaliação Escolar (SAEsc®), selos Progresso Bilíngue e Lourenço Castanho, unidades escolares do Grupo Educacional ATMO.

Mônica Piccione Gomes Rios, Pontifícia Universidade Católica Campinas

Doutora em Educação PUC-SP, Mestra em Educação PUC-SP, Especialização em Avaliação à Distância UnB, Graduada em Pedagogia Faculdades Senador Fláquer. Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação e da Graduação Licenciatura e Pedagogia da PUC-Campinas.

Références

ABBAGNANO, N. Dicionário de filosofia. 2. ed. São Paulo, SP: Martins Fontes, 1999.

ANDRÉ, M. E. D. A.; MENGA, L. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo, SP: EPU, 1986. (Temas básicos de educação e ensino.)

BRINGHURST, R. Elementos do estilo tipográfico. São Paulo, SP: Cosac Naify, 2005.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018.

CAMARGO, H. W. de. Narrativas visuais na página. Discursos fotográficos, Londrina, v. 4, n. 5, p. 37-58, jul./dez. 2008.

CANÁRIO, R. A escola: o lugar onde os professores aprendem. Psicologia da Educação, São Paulo, v. 6, p. 9-27, 1998.

FERREIRA-LEMOS, P. P. Sujeito na psicanálise: o ato de resposta à ordem social. In: SPINK, M. J. P.; FIGUEIREDO, P.; BRASILINO, J. (org.). Psicologia social e pessoalidade. Rio de Janeiro, RJ: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais; ABRAPSO, 2011. p. 89-108.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 58. ed. Rio de Janeiro; São Paulo: Paz e Terra, 2019a.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido: saberes necessários à prática educativa. 68. ed. Rio de Janeiro; São Paulo: Paz e Terra, 2019b.

GUBA, E. G.; LINCOLN, Y. S. Avaliação de quarta geração. Tradução: Beth Honorato. Campinas, SP: Unicamp, 2011. (Coleção, Saúde, Cultura e Sociedade.)

LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos: inquietações e buscas. Educar, Curitiba, n. 17, p. 153-176, 2001.

MARTINS, L. M. N. Avaliação do processo de aprendizagem: prática e apuração qualitativa em sala de aula. In: PANSANI, K. V. (org.). SePro – Sistema de Avaliação Escolar. Campinas, SP: Grupo Educacional ATMO, 2020.

RUSSELL, M. K.; AIRASIAN, P. W. Avaliação em sala de aula: Conceitos e aplicações. Tradução: Marcelo de Abreu Almeida. 7. ed. Porto Alegre: AMGH, 2014.

SANTOS, B. de S. Dilemas do nosso tempo: globalização, multiculturalismo e conhecimento. Educação e realidade, [S. l.], v. 26, n. 1, p. 13-32, jan./jul. 2001.

SANTOS, B. de S. Para ampliar o cânone do reconhecimento, da diferença e da igualdade (Introdução). In: Reconhecer para libertar: os caminhos do cosmopolitanismo multicultural. Rio de Janeiro, RJ: Civilização Brasileira, 2003.

TEMPLE, L. C. Professor-elaborador e revisor: a interação necessária. In: PANSANI, K. V. (org.). SePro – Sistema de Avaliação Escolar. Campinas, SP: Grupo Educacional ATMO, 2020.

VERISSIMO, L. F. Cuidado com os revizores. VIP Exame, São Paulo, p. 36-37, mar. 1995.

ZULLO, D. A.; ZULLO, F. C. Diagramação da avaliação: parte do processo educativo. In: PANSANI, K. V. (org.). SePro – Sistema de Avaliação Escolar. Campinas, SP: Grupo Educacional ATMO, 2020.

Publiée

2024-08-15

Comment citer

PANSANI, K. V.; RIOS, M. P. G. Sistema de Avaliação Escolar: Um projeto coletivo como alternativa para o desenvolvimento profissional. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 35, n. 00, p. e024007, 2024. DOI: 10.32930/nuances.v35i00.10112. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br./index.php/Nuances/article/view/10112. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos Publicação Contínua

Articles similaires

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée de similarité pour cet article.